Claudia Brücken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Claudia Brücken
Informação geral
Nascimento 7 de dezembro de 1963 (51 anos)
Berching, Baviera,  Alemanha
Gênero(s) synthpop
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1982- presente
Afiliação(ões) Propaganda
Act
Onetwo
Paul Humphreys

Claudia Brücken (Berching, Baviera, 7 de dezembro de 1963) é uma cantora alemã, vocalista das bandas de synthpop Propaganda e Act. Desde 1996, tem trabalhado com o ex-membro do OMD, Paul Humphreys, primeiramente sem um nome definido, e desde 2004 como Onetwo. Juntos fundaram a gravadora independente There.

Propaganda[editar | editar código-fonte]

Em 1982, Brücken uniu-se ao grupo alemão Propaganda e mudou-se para Londres, onde assinaram contrato com a ZTT Records. O Propaganda esteve por duas vezes no UK top 30 hit de singles, com "Dr Mabuse" (1984) e "Duel" (1985). Em 14 de fevereiro de 1985, Brücken casou-se com o jornalista britânico especializado em música Paul Morley, um dos fundadores da ZTT. Em julho do mesmo ano o primeiro álbum do Propaganda, A Secret Wish, foi lançado. Enquanto promoviam o primeiro álbum e promoviam canções para o próximo, tensões internas brotaram dentro do grupo. Isso foi atribuído ao relacionamento entre Brücken and Morley, e um contrato desvantajoso para a banda havia sido assinado com a ZTT. Em 1986 o Propaganda deixou a ZTT, e Brücken deixou o Propaganda para permanecer com a gravadora.

Act e carreira solo[editar | editar código-fonte]

Ela juntou-se a Thomas Leer para formar o Act, que em 1988 lançou seu único álbum, Laughter, Tears and Rage. Em 1991 Brücken lançou um disco solo, Love: And a Million Other Things, pela Island Records. No Reino Unido dois singles foram lançados: "Absolut(e)", em 1990, e "Kiss Like Ether", in 1991. Durante todo o restante da década de 1990, Brücken concentrou-se somente na maternidade (ela e Paul Morley tiveram uma filha, Maddy) e fez apenas algumas participações em álbuns de outros artistas. Ela conheceu Paul Humphreys (do OMD) em 1996, quando trabalhava em canções para um possível segundo álbum solo. Eles começaram a compor juntos, mas agora vivem e trabalham juntos em Londres.[1]

Reunião do Propaganda[editar | editar código-fonte]

Em 1998, Brücken integrou uma reunião do Propaganda e eles começaram a trabalhar em um novo material. Muitas faixas foram completadas, incluindo um vídeo. Um pequeno trecho do vídeo foi lançado no álbum oficial da banda em 2000, entretanto, a reunião se desfez e o novo álbum não se materializou, embora nove músicas tenham sido divulgadas na internet. Duas destas foram relançadas depois pelo Onetwo: uma foi "Cloud Nine", co-escrita com Martin Gore, do Depeche Mode, e a outra "Anonymous".

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

No final do ano de 2000, Brücken e Humphreys fizeram uma pequena turnê pelos Estados Unidos chamada Paul Humphreys of OMD: OMD Revisited. O tour iniciou-se em Salt Lake City, e incluia canções do OMD e do Propaganda, e também algumas novas músicas. Já como Onetwo, em junho de 2004 tornaram-se os primeiros artistas a lançarem material novo exclusivamente no eBay, com cinco faixas em formato EP. A estreia ao vivo do Onetwo ocorreu em setembro de 2004 na Carling Academy, em Islington.

Em 2005, a colaboração entre Brücken e o pianista Andrew Poppy resultou no álbum Another Language. Neste álbum eles interpretam canções de outros artistas apenas com arranjos de voz e piano.

Já o álbum de estreia do Onetwo, chamado Instead, foi lançado em 26 de fevereiro de 2007.

Discografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Lançamento Gravadora Artista Título Notas
1985 ZTT Propaganda A Secret Wish
1985 ZTT Propaganda Wishful Thinking Álbum remix
27 de fevereiro de 1985 ZTT Glenn Gregory and Claudia Brücken "When Your Heart Runs Out Of Time" single
27 de junho de 1988 ZTT Act Laughter, Tears and Rage
Fevereiro de 1991 Island Records Claudia Brücken Love: And a Million Other Things
1991 London Records Jimmy Somerville The Singles Collection vocais no single "Run From Love"
1994 One Little Indian Records Spirit Feel Spirit Feel vocais na faixa "Halleluhwah"
1996 Interpol The Brain featuring Claudia Brücken "I'll Find A Way" single
1997 Landspeed Records Oceanhead featuring Claudia Brücken "Eyemotion" single
19 de fevereiro de 2002 Hard:Drive Apoptygma Berzerk Harmonizer vocais na faixa "Unicorn"
7 de abril de 2003 Gang Go Music Blank & Jones Relax vocais na faixa "Unknown Treasure"
28 de junho de 2004 There(There) Onetwo Item
28 de março de 2005 There(There) Andrew Poppy and Claudia Brücken Another Language
3 de outubro de 2005 Sanctuary Records Andy Bell Electric Blue vocais nas faixas "Love Oneself" e "Delicious"
26 de fevereiro de 2007 There(There) Onetwo Instead

Referências

  1. "Where are they now? #2 Propaganda", Johnny Black, Q Magazine, 2004

Ligações externas[editar | editar código-fonte]