Cleptomania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cleptomania é um distúrbio psicopatológico que faz a pessoa começar a roubar coisas diversas inclusive sem valor, como pedaços de giz, sabonetes, canetas, etc., sem muita consciência e muitas vezes sem necessidade para o ato - de lojas, das casas dos outros, da escola ou de outros tipos de lugares.

A doença teve muita repercussão na mídia com o caso da atriz americana Winona Ryder e do rabino Henry Sobel, que foram flagrados em atos de cleptomania dentro de lojas. Outros casos que deixaram marcado a doença foram os casos das personagens Sabrina, interpretada por Wanda Stefânia na novela Te Contei?, Haydeé da novela América interpretada por Cristiane Torloni, que roubavam objetos de baixo valor, Marie Schrader, interpretada por Betsy Brant em Breaking Bad, e um episódio da série do Chapolin Colorado onde Ramon Valdez roubava varios pertences mesmo sem querer. Outro exemplo também é a personagem Hanna Marin, no seriado americano Pretty Little Liars, interpretada pela atriz Ashley Benson.

Ícone de esboço Este artigo sobre Psiquiatria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.