Cletus Spuckler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cletus Spuckler
Personagem de The Simpsons
Idade 47 anos
Sexo Masculino
Profissão fazendeiro.
Parentescos Brandhine Caipira (irmã e esposa) e Gummy Sue, Tiffany, Heather, Cody, Dylan, Dermot, Jordan, Taylor, Brittany, Wesley, Rumer, Kevin, Scout, Cassidy, Zoe, Chloe, Mary Spuckler, Esfaqueando na cadeia, Max, Hunter, Rubella Scabies, Kendall, Caitlin, Noah, Sasha, Morgan, Kyra, Ian, Lauren, Qbert, Condoleezza Marie, Phil, Birthday, Crystal Meth, Dubya, Incest, International Harvester, Jitney, Witney uma ovelha e cachorro-quente ambulante (filhos)
Dublagem original
Dublagens
Dublagem no Brasil {{{dublagem_atual_br}}}
Primeira Aparição
Ullman Show {{{ullman show}}}
The Simpsons {{{the simpsons}}}

Cletus Delroy Spuckler é um personagem do desenho animado Os Simpsons cuja voz é provida pelo ator vocal Hank Azaria. Cletus é um caricato caipira de Springfield. Ele é magro e normalmente retratado com uma camisa branca sem mangas e uma calça jeans azul. Apesar da conhecida ignorância de Homer Simpson, o personagem principal da série, Cletus é de longe o personagem mais imbecil do programa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cletus teve sua primeira aparição durante a quinta temporada da série, no episódio "Bart Gets an Elephant" - traduzido no Brasil como "Bart Ganha um Elefante". Neste episódio a personagem Lisa Simpson, a voz da razão da transloucada família, comentou com seu pai sobre a crueldade de manter um elefante preso utilizando-se da frase: "Como você se sentiria se te prendessem e te colocassem em exposição para um monte de caipiras verem?" Após dizer isso Lisa foi importunada por Cletus, que fez pouco de seu cabelo em forma de estrela. Desde então Cletus tem aparecido com frequência no desenho, sempre representado o estereótipo do caipira ignorante do interior Estados Unidos.

Cletus é, portanto, uma espécie de "Jeca Tatu" do desenho. E assim como o personagem de Monteiro Lobato parece sofrer de uma série de doenças causadas pela sua rudeza campestre. Por exemplo:Amnésia por tomar mercúrio de um termômetro.

Não é muito certo qual é a atividade que Cletus desempenha. O que é certo é que ele possui uma pequena fazenda ou sítio na área rural de Springfield. Ele também já foi mostrado cavando lixões e recolhendo animais mortos na estrada. Esta última atividade talvez sem cunho econômico, já que foi mencionado durante a série que sua comida favorita é "gamba fresco e guaxinim". Cletus possui um cão farejador chamado "Geech", ou "Cafungada", que o ajuda a procurar esses animais.

Cletus também é capaz de entalhar o futuro - habilidade que teria surgido devido a sua exposição ao mercúrio - mas nunca foi mostrado tentando ganhar dinheiro com isso. Em um episódio ele viveu às custas de alguns de seus filhos, descobertos como talentosos cantores pelo palhaço Krusty

Relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Cletus tem um relacionamento amoroso com sua prima - ou irmã em um episódio Brandine diz que Cletos é um bom marido e um bom filho. Apesar de serem felizes eles são frequentemente mostrados discutindo. Em um determinado episódio Brandine apontou uma arma contra Cletus acusando-lhe de "ter dado à porca da família um dia de princesa em um salão de beleza" ao invés de ter feito isso com ela. Em outro ela se enfurece por Cletus lhe ter arranjado um par de botar dizendo que "As garotas do clube de strip-tease não usam esse tipo de coisa". Em outro os dois foram convidados para uma festa na casa de Lenny mas depois de uma longa discussão decidiram não ir, também por ambos temerem a "caixa de subir" (que viria ser um elevador).

Filhos[editar | editar código-fonte]

Cletus é mostrado como o pai de várias crianças. O número varia de acordo com o episódio, mas são geralmente 44.Bradine já admitiu que os nomes do filho são o que ela e Cletus acham o que vai acontençer com eles. Quando ele arranja 300 cupons de "Pretzel de Graça" e chama seus filhos para comer do lado de fora os nomes gritados são: Tiffany, Heather, Cody, Dylan, Dermot, Jordan, Taylor, Brittany, Wesley, Rumer, Scout, Cassidy, Zoe, Chloe, Max, Hunter, Kendall, Caitlin, Noah, Sasha, Morgan, Kyra, Ian, Lauren, Q-bert, and Phil, Casa e Esfaqueado na Cadeia.

Cletus e Brandine também tem uma filha chamada Condolezza Marie, outra chamada Rubella e outra chamada Scabies. Em vários episódios Brandine é vista dando a luz e vários de seus filhos não tem o nome mencionado durante a série. De fato o alto número de filhos de Cletus e Brandine é só mais uma peça do estereótipo de caipira norte-americano.

Sobrenome[editar | editar código-fonte]

Seu sobrenome tem sido motivo de certa controvérsia. Como Cletus surgiu para ser apenas um figurante, mas acabou por crescer e se desenvolver em um personagem completo, seu último nome foi dado, primeiramente, como Del Roy. Mais para frente durante o andamento da série ficou implícito que Del Roy é na verdade seu nome do meio, sendo seu sobrenome Spuckler.

O sobrenome de solteira de Brandine é alvo de uma série de piadas por parte dos produtores. Já foi utilizado "Nãotemsobrenome", o que indicaria que Brandine é uma bastarda. De qualquer forma é mais provável que os dois, sendo parentes próximos, tem o mesmo sobrenome.