Clima continental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Clima continental é um tipo de clima.

Esses climas apresentam temperatura média acima de 10 °C nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é abaixo de -3 °C (ou 0 °C em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte. Climas do Grupo D não existem no Hemisfério Sul, devido à massa menor de terras.

A segunda e terceira letras são usadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra do D indica 3 ou menos meses com temperaturas médias acima de 10 °C e uma temperatura no mês mais frio abaixo de -38 °C.

Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:

Climas continentais com verões quentes (Dfa, Dwa, Dsa)[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Pequim
J F M A M J J A S O N D
 
 
3
 
1
-9
 
 
6
 
4
-7
 
 
9
 
11
0
 
 
26
 
20
7
 
 
28
 
26
13
 
 
70
 
30
18
 
 
175
 
31
21
 
 
182
 
29
20
 
 
48
 
26
14
 
 
18
 
19
7
 
 
6
 
10
0
 
 
2
 
3
-7
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Climate charts

Climas Dfa normalmente ocorrem nas latitudes entre 40º e 50º, e na Ásia Oriental climas Dfa se estendem mais para sul, devido à influência do sistema de altas pressões siberiano, o qual também provoca invernos secos, com os verões podendo ser muito úmidos em razão da circulação das monções.

Exemplos:

  • Lowell, Massachusetts (Dfa - distribuição uniforme da precipitação)
  • Peoria, Illinois (Dfa - verão mais úmido que o inverno)
  • Santaquin, Utah (Dfa - verão mais seco que o inverno)
  • Pequim, China (Dwa - inverno seco).

Dsa existe somente nas elevações adjacentes a áreas com climas mediterrâneos, como Cabul, no Afeganistão, Cambridge, Idaho (EUA) e Saqqez, no Curdistão Iraniano.

Climas continentais de verões brandos (Dfb, Dwb, Dsb)[editar | editar código-fonte]

Climas Dfb e Dwb estão logo ao norte do clima Quente Verão Continental, e também na Europa Central e Oriental, entre o Temperado Marítimo e clima Continental Sub-Ártico.

Exemplos: Moncton, New Brunswick (Dfb - precipitação uniformemente distribuida) Minsk, Belarus (Dfb - verão mais húmido que o inverno) Revelstoke, Colúmbia Britânica (Dfb - verão mais seco que o inverno) Bayburt, Turquia (Dsb- Verão mais secos que o Inverno) Rudnaya Pristan, Rússia (Dwb). Ardaã, Turquia (Dfb). Kars, Turquia (Dfb). Erzurum, Turquia (Dfb).

Dsb surge do mesmo cenário que Dsa, mas em altitudes até maiores, e principalmente na América do Norte já que ali o clima Mediterrâneo chega mais próximo aos pólos do que na Eurásia. Mazama (Eurásia), Washington (América do Norte) tem localizações semelhantes, mas climas bem diferentes.

Climas continentais Sub-Árticos (Dfc, Dwc, Dsc)[editar | editar código-fonte]

Os climas dos tipos Dfc e Dwc, relativamente a outros climas do grupo D, ocorrem em zonas mais próximas dos pólos, sobretudo a norte da latitude 50º Norte.

Exemplos: Sept-Iles, Quebeque (Dfc - distribuição uniforme da precipitação); Anchorage, Alasca (Dfc, com verões mais húmidos que os invernos); Mount Robson, Colúmbia Britânica (Dfc, verões mais secos que os invernos); Irkutsk, Rússia (Dwc).

O tipo Dsc, tal como os tipos Dsa e Dsb, está confinado a zonas elevadas localizadas junto a zonas de climas mediterrânicos. É o mais raro destes três tipos, pois é necessária altitude ainda mais elevada para que o clima ocorra. Exemplo: Galena Summit, Idaho.

Climas subárticos continentais com invernos extremamente rigorosos (Dfd, Dwd)[editar | editar código-fonte]

O Clima subártico ocorre apenas em áreas da Sibéria Oriental. Os nomes de alguns dos lugares com tal clima - principalmente Verkhoyansk e Oymyako - tornaram-se sinônimos de frio invernal extremo e rigoroso.