Clima continental húmido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Clima continental húmido

O clima continental úmido é uma subdivisão dos climas continentais cuja particularidade é a ocorrência de chuvas no verão ou ao longo de todo o ano. Na Classificação climática de Köppen-Geiger são representados pelas siglas Dfa, Dfb, Dwa e Dwb.

Sendo climas do "grupo D" caracterizam-se pela temperatura média do ar no mês mais frio inferior a -3 °C e no mês mais quente superior a 10 °C.

Variações[editar | editar código-fonte]

Climas com ausência de estação seca

O clima Dfa caracteriza-se pela ausência de estação seca e pela temperatura do ar no mês mais quente maior que 22 °C. O clima Dfb difere do primeiro por apresentar temperatura do ar no mês mais quente entre 10 e 22 °C.

A cidade de Chicago, nos EUA, possui clima Dfa. Como exemplo de Dfb podemos citar Estocolmo na Suécia.

Climas com chuvas concentradas no verão

O clima Dwa apresenta chuvas concentradas no verão e temperatura do ar maior que 22 °C, no mês mais quente. O clima Dwb apresenta o mesmo regime pluviométrico e difere do clima Dwa por apresentar temperatura do ar no mês mais quente entre 10 e 22 °C.

Seul, na Coreia do Sul apresenta clima Cwa, e o clima Cwb ocorre mais a norte, principalmente no nordeste da China e partes da Sibéria.