Clima litorâneo úmido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O clima litorâneo úmido é quente e possui um regime de chuvas mais bem distribuído durante o ano que o tropical típico. Abrange uma faixa litorânea extensa, se estende do Sudeste ao Nordeste, começando em um pequeno trecho no estado de São Paulo até o estado do Rio Grande do Norte. No Sudeste, esse clima cobre todo o estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, pegando um pequeno trecho de Minas Gerais na divisa com o Rio de Janeiro. Passando pelo Nordeste (na parte da Zona da Mata, menos nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão). No clima tropical litorâneo, (e no clima tropical de altitude), há meses mais frios (geralmente no meio do ano) e meses mais quentes geralmente no início e no final do ano.

Há estados que possuem mais de um tipo de clima tropical (como é o caso de São Paulo e Minas Gerais), São Paulo possui o clima tropical litorâneo em pequena parte, mas também possui o clima tropical de altitude no maior parte do atual território, também possui proximo à fronteira com o Litoral do Paraná o clima subtropical (clima da região sul), clima caracterizado por temperaturas mais amenas.

Em Minas Gerais, há numa pequena faixa do estado localizada no clima tropical litorâneo, sua presença é pequena, já que o estado não possui litoral, há o clima tropical de altitude na maior parte de seu território graças ao estado possuir em seu território médias altitudes, há no extremo norte mineiro o clima semi-árido (clima do sertão nordestino) onde a paisagem lembra o sertão nordestino, de clima extremamente quente, onde há a seca e nele há a presença de bastantes cactos e plantas rasteiras. A vegetação do clima tropical litorâneo (ou litorâneo úmido) é a mata atlântica, um importante ecossistema depois da floresta amazônica e do cerrados.

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.