Clima subtropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Regiões de clima subtropical.

O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C.

Ocorrência no Brasil[editar | editar código-fonte]

O clima subtropical predomina ao sul do Trópico de Capricórnio, mais precisamente entre os paralelos 23º27'30'' e 35º, a chamada zona subtropical ou subtrópico.

No Brasil, compreende o sul do estado de São Paulo, o extremo sul de Mato Grosso do Sul e a quase totalidade dos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O clima subtropical no Brasil caracteriza-se por temperaturas médias anuais inferiores a 21 °C, com amplitude térmica entre 9 °C e 13 °C. Nas áreas mais elevadas, o verão é ameno e o inverno é mais frio, com nevadas ocasionais nas áreas de maior altitude. Nas áreas mais baixas, a neve é rara ou nunca registrada, mas geadas podem atingir toda a área de abrangência deste clima. Chove entre 1.000 mm e 2.000 mm anualmente, de forma bem distribuída ao longo das estações, não sendo possível identificar uma estação seca. [1] [2]

Nestas áreas mais ao sul do Brasil, o clima subtropical é representado pela Classificação climática de Köppen-Geiger como Cfa ou Cfb. O primeiro é o subtropical com verões quentes (ou tépidos), cuja temperatura do mês mais quente é superior aos 22 °C, enquanto o segundo corresponde ao clima subtropical com verões amenos. O clima Cfa corresponde às regiões mais baixas, enquanto o clima Cfb corresponde às áreas de maiores altitudes [1] .

A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, ocorrem os bosques de araucárias. Nas planícies, há a predominância de campos, com vegetação rasteira de gramíneas, denominados pampas [3] .

Referências

  1. a b Nimer, E. Clima. In: IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Geografia do Brasil: Região Sul. Rio de Janeiro: 1990. p.151-187.
  2. IBGE. Mapa de Clima do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
  3. Leite, P. F.; Klein, R. M. Vegetação. In: IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Geografia do Brasil: Região Sul. Rio de Janeiro: 1990. p.113-150.