Climatizador evaporativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Climatizador

Climatizador evaporativo ou climatizador por evaporação é um equipamento que tem como característica reduzir a temperatura do ar utilizando o processo de evaporação da água.

Trata-se de um equipamento formado basicamente por um ventilador, uma bomba de água, um reservatório e células de um papel especial que não absorve a água.

O ar externo é puxado pela força do ventilador, passando pelas células de papel, que são constantemente molhadas pela água do reservatório, circulada pela bomba de água. O ar externo, seco e quente, absorve umidade e tem sua temperatura reduzida pelo processo de evaporação da água, resultando em um ar mais úmido e frio que o ar externo.

A temperatura resultante não é controlada ou constante, pois depende de fatores externos não controláveis, como temperatura e umidade do ar exterior.

Esse tipo de equipamento tem se tornado comum em áreas com grande concentração de pessoas ou ambientes indutriais, pois torna o ar mais facilmente respirável, além de permitir que o ambiente fique completamente aberto, unindo uma ventilação adequada a um processo de redução de temperatura do ar.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Termodinâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.