Clique (fonética)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Modos de articulação
Obstruente
Oclusiva
Africada
Fricativa
Sibilante
Soante
Nasal
Vibrante
Simples
Múltipla
Aproximante
Líquida
Vogal
Semivogal
Lateral
Fluxo de ar
Ejetiva
Implosiva
Clique
Esta página contém informações sobre fonética usando AFI, e podem ser exibidos incorretamente em alguns navegadores. Saiba mais

Em fonética, um clique ou clic é um som produzido com a língua ou os lábios sem a ajuda dos pulmões (pertence às consoantes não pulmonares).

Os cliques podem ser representados à custa de sequências de consoantes como "tsk! tsk!" usada para mostrar rejeição, ou "tchick!" usada para estimular o deslocamento de um animal. Em muitas línguas da África austral, e em três da África oriental, são consoantes ordinárias, encontradas por exemplo na língua xhosa. Os cliques tornaram-se bastante conhecidos no mundo ocidental devido ao filme The Gods Must Be Crazy, de 1980.

Tecnicamente, os cliques são obstrutivos articulados com duas clausuras (pontos de contacto) na boca, uma à frente e outra atrás. A bolsa de ar no meio é rarefeita por acção sugadora da língua - ou seja, os cliques acontecem devido ao mecanismo aéreo ingressivo velárico/lingual.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.