Clive Cussler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clive Cussler
Nome completo Clive Eric Cussler
Nascimento 15 de Julho de 1931 (83 anos)
Aurora, Illinois, EUA
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americano
Ocupação escritor
Influências

Clive Eric Cussler (Aurora, Illinois, 15 de julho de 1931) é um escritor americano de romance de aventura e um arqueólogo marinho amador.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Clive Cussler nasceu em Aurora, no Illinois, e cresceu em Alhambra, na Califórnia. Por dois anos estudou no Pasadena City College[1] e depois alistou-se na Força Aérea durante a Guerra da Coreia. Aí ascendeu a sargento e trabalhou como mecânico e engenheiro de voo para o Serviço de Transporte Aéreo Militar.

Cussler casou-se com Barbara Knight em 1955, ficando viúvo em 2003.[2] Tiveram três filhos — Teri, Dirk e Dayna —, que lhes deram quatro netos.

Após a sua dispensa do serviço militar, Cussler trabalhou na indústria da publicidade, primeiro como redator de material publicitário e logo a seguir como diretor criativo para duas das agências de publicidade mais importantes dos Estados Unidos.[1] Como parte da sua tarefa Cussler produziu anúncios para a rádio e televisão, muitos dos quais obtiveram prémios internacionais, incluindo um prémio no Festival de Publicidade de Cannes.

Na sequência da publicação em 1996 da sua primeira obra de não ficção The Sea Hunters, Cussler graduou-se como Doutor de Letras em 1997, outorgado pelo Conselho da State University of New York Maritime College, que aceitou o seu livro ao invés de uma tese de doutoramento Ph.D..[1] Foi a primeira vez, em 123 anos de história da faculdade, que se concedeu um doutoramento desta forma.[1]

Cussler é colaborador do Clube de Exploradores de Nova Iorque, da Real Sociedade Geográfica em Londres e da Sociedade Americana de Oceanógrafos.[3]

Obras lançadas em Portugal[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Biografia de Clive Cussler (artigo eletrónico) NUMA.Net. Visitado em 6 de outubro de 2007.
  2. Biografia de Clive Cussler (artigo eletrónico) TV.Com. Visitado em 22 de fevereiro de 2007.
  3. Biografia de Clive Cussler (artigo eletrónico) Simon Says.com. Visitado em 22 de fevereiro de 2007. Cópia arquivada em 29 de junho de 2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]