Cloudy with a Chance of Meatballs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cloudy with a Chance of Meatballs
Chovem Almôndegas (PT)
Tá Chovendo Hambúrguer (BR)
Pôster oficial do filme.
Estados UnidosEstados Unidos
2009 • cor • 90 min 
Direção Phil Lord
Christopher Miller
Produção Pam Marsden
Roteiro Phil Lord
Christopher Miller
Elenco Bill Hader
Anna Faris
James Caan
Andy Samberg
Bruce Campbell
Mr. T
Bobb'e J. Thompson
Benjamin Bratt
Neil Patrick Harris
Al Roker
Lauren Graham
Will Forte
Gênero Comédia
Idioma Inglês
Estúdio Sony Pictures Animation
Distribuição Columbia Pictures
Lançamento Estados Unidos 18 de setembro de 2009
Brasil 2 de outubro de 2009[1]
Orçamento 100 milhões dólares[2]
Receita U$ 243,006,126[2]
Cronologia
Último
Último
Cloudy with a Chance of Meatballs 2
(2013)
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Cloudy with a Chance of Meatballs (no Brasil: Tá Chovendo Hambúrguer; em Portugal: Chovem Almôndegas) é uma filme de comédia animado em 3D produzida pela Sony Pictures Animation, distribuída pela Columbia Pictures, e lançado em 18 de setembro de 2009. O filme é vagamente baseado no livro de crianças de mesmo nome por Judi Barrett e Ron Barrett.[3]

O filme apresenta as vozes de Bill Hader, Anna Faris, Bruce Campbell, James Caan, Bobb'e J. Thompson, Andy Samberg, Benjamin Bratt, Neil Patrick Harris, Al Roker, Lauren Graham e Will Forte. Foi escrito e dirigido por Phil Lord e Chris Miller.[4]

O filme recebeu críticas muito positivas, e foi um sucesso modesto, ganhando 243 milhões dólares em todo o mundo.[2] A sequência, intitulada Cloudy with a Chance of Meatballs 2, foi lançado em 27 de setembro de 2013.[5] [6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Flint Lockwood, o personagem principal, mora em Boca da Maré, um lugar escondido debaixo do "A" do Atlântico onde o alimento mais popular é a Sardinha. No inicio Flint, mostra sua 1ª experiência na escola quando era criança, o sapato Spray. Ele passa o spray em seu e quando vira um sapato, um outro aluno (Brent) ,pergunta como ele iria tirar o sapato, Flint não consegue retirar o sapato, ele estava grudado nos pés. "Nunca mais verei meus pés" ele diz. Em casa sua mãe vai consolá-lo dando-lhe um Jaleco de cientista que a Mãe daria de aniversário para ele, e diz-lhe para nunca desistir e que um dia ele seria um Grande Inventor. Mesmo após a morte de sua mãe ele inventa muitas invenções desastrosas, como o Tradutor de fala de macaco e os Ratássaros.

O pai de Flint sempre tenta fazer com que o filho vá trabalhar na loja de Sardinhas com ele, quando Flint, ao lado de seu Macaco de estimação Steve, o macaco que fala graças ao Tradutor de fala de Macaco perceberam que a cidade precisava era de mais opções de comida. Quando ele inventou a FLDSMDFR (Replicador Dinâmico de Alimento Super Mutante de Flint Lockwood, em português). Porém Flint precisava de mais energia, ele foi ao centro da cidade onde o prefeito estava para inaugurar o parque de diversões "Sardinholândia" onde uma repórter estava cobrindo tudo em rede nacional, para consumir a energia dos distribuidores. Flint estava ligando a máquina quando houve um acidente e a máquina saiu voando destruindo Sardinholândia e tomando rumo ao céu. Todos ficaram bravos com Flint e ele saiu correndo.

Ele e Steve estavam no cais quando a repórter Sam Sparks apareceu triste, pois ela perdera sua chance de ser famosa e iria voltar a ser apenas uma estagiária, quando começou a chover hambúrguer. Toda a cidade estava mais feliz do que nunca e depois disso a vida em Boca da Maré mudou. Muitos acontecimentos haviam acontecido desde então, o nome da cidade mudou de Boca da Maré para Boca cheia e o prefeito ao invés de prender Flint pela destruição da Sardinholândia fez um acordo de chover cada dia uma nova refeição por 1 mês para iniciar um Festival de inauguração da Boca Cheia para depois chover comida para todos os países do mundo. Depois começaram as complicações. No dia da inauguração, quando Flint cortou a fita, um enorme tornado de espaguete e almôndegas começou a atacar a cidade. Então, depois do tornado, uma enorme tempestade de comida estava prestes a chegar. Nessa hora, Tim, o pai de Flint o consolou e devolveu o jaleco dele que foi levado pelo tornado. Então, Flint foi para o seu laboratório, fez um carro voador e entrou dentro da almôndega gigante onde a máquina dele estava trabalhando e fazendo comida gigante. Enquanto isso, todos construíram barcos feitos de pão e outros tipos comidas. Então, uma avalanche de comida destrói a cidade. Depois, Flint usa seu sapato Spray para fechar o buraco onde a comida saía. Então a almôndega gigante, junto com a máquina e a tempestade, foram destruídas. O fim do filme acontece quando o Flint abraça o seu pai e beija Sam.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Veja abaixo os personagens, ao lado seu dublador original dos Estados Unidos e o dublador brasileiro.[7] [8]

Personagem Dublagem Estados Unidos Dublagem Brasil
Flint Lockwood Bill Hader Alexandre Moreno
Samantha "Sam" Sparks Anna Faris Fernanda Fernandes
Steve o macaco Neil Patrick Harris Cláudio Galvan
Tim Lockwood James Caan Júlio César
Prefeito Shelbourne Bruce Campbell Mauro Ramos
Calvin Devereaux Bobb'e J. Thompson Fabrício Vila Verde
Earl Devereaux Mr. T Jorge Vasconcelos
Patrick Patrickson Al Roker Ricardo Schnetzer
Brent Andy Samberg Guilherme Briggs
Manny Benjamin Bratt Márcio Simões

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 9 de maio de 2003, um ano após sua fundação, a Sony Pictures Animation anunciou o seu sexto filme uma adaptação cinematográfica do livro infantil Cloudy with a Chance of Meatballs. Os irmãos Brizzi foram contratados para dirigir o filme, com Wayne Rice inicialmente adaptando o roteiro.[9] Em 2006, foi relatado que o filme iria ser dirigido por novos diretores e escritores, Phil Lord e Chris Miller.[10]

Em 18 de setembro de 2008, Variety anunciou que Bill Hader e Anna Faris tinha assinado para expressar os dois personagens principais, com James Caan, Bruce Campbell, Mr. T, Andy Samberg, Neil Patrick Harris, Bobb'e J. Thompson, Benjamin Bratt, Al Roker, Lauren Graham e Will Forte também no elenco de voz original.[11]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu avaliações muito positivas dos críticos. Agregador de revisão Rotten Tomatoes relata que 86% dos críticos deram opiniões positivas, baseados em 136 Comentários com uma classificação média de 7,3/10. A declaração de consenso diz, "humor peculiar, personagens corajosos, fazer esta comédia familiar um momento saboroso freneticamente no cinema".[12] Outra revisão aggretator, Metacritic, que normaliza uma classificação dos críticos, deu ao filme uma classificação de aprovação de 66% com base em 24 avaliações.[13]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Cloudy with a Chance of Meatballs foi um sucesso de bilheteria, ganhando um total de 243 milhões dólares em um orçamento relatado de $ 100 milhões. 51% do bruto ou U$ 124.870.275 veio do mercado interno, enquanto o restante, U$ 118.135.851, de outros territórios.[2]

O filme ganhou $8,137,358 dólares em sua abertura, sexta-feira, e ficou em 1 º lugar nas bilheterias, com um total de 30,3 milhões dólares para o primeiro fim de semana.[14] Em seu segundo fim de semana, manteve-se em 1 º com uma redução de apenas 17%.[15] Ele atualmente detém o recorde de maior fim de semana de abertura em terceiro lugar no mês de setembro.[2]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Beneficiário Resultado
Annie Awards[16] Efeitos Animados Tom Kluyskens Indicado
Melhor Animação Indicado
Melhor Diretor de Produção Phil Lord e Chris Miller Indicado
Escrita em uma produção de longa Phil Lord e Chris Miller Indicado
Broadcast Film Critics Association Awards[17] Melhor Animação Indicado
Globo de Ouro[18] Melhor Animação Indicado
Satellite Awards[19] Melhor Animação Indicado
Visual Effects Society Awards[20] Excelente animação em uma imagem animada de movimento de recurso Indicado
Excelente animação de efeitos em uma imagem animada de movimento de recurso Indicado

Referências

  1. Tá Chovendo Hambúrguer. InterFilmes, página visitada dia 14 de abril de 2013.
  2. a b c d e Cloudy with a Chance of Meatballs Box Office Mojo. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  3. Francisco Russo (2009). Tá Chovendo Hambúrguer AdoroCinema. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  4. Francisco Russo. Tá Chovendo Hambúrguer: Elenco - Dubladores (vozes originais) AdoroCinema. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  5. Lucas Salgado (13 de março de 2012). Tá Chovendo Hambúrguer 2 já tem data de lançamento AdoroCienma. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  6. Francisco Russo (Agosto de 2012). Tá Chovendo Hambúrguer 2 - Cloudy With a Chance of Meatballs: Revenge of the Leftovers AdoroCinema. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  7. Tá Chovendo Hambúrguer - Dublagem brasileira já disponível no trailer AnimaToons (23 de julho de 2009). Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  8. Léo Francisco. Tá Chovendo Hambúrguer - Sony anuncia vozes dos dubladores Plugou. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  9. Ryan Ball (9 de maio de 2003). Sony Taps Six to Direct Animated Slate Animation Magazine. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  10. Hanh Nguyen (16 de agosto de 2006). Sony Forecasts 'Chance of Meatballs' Zap2 it. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  11. Tatiana Siegel (18 de setembro de 2008). Hader, Faris spice up 'Meatballs' Variety. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  12. Cloudy With a Chance of Meatballs (2009) Rotten Tomatoes. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  13. Cloudy with a Chance of Meatballs - Columbia Pictures Metacritic (18 de setembro de 2009). Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  14. Brandon Gray (21 de setembro de 2009). Weekend Report: Moviegoers Feast on ‘Meatballs,’ Slim Pickings for ‘Jennifer’ Box Office Mojo. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  15. Brandon Gray (28 set 2009). Weekend Report: Blue Skies for ‘Cloudy,’ Hazy Starts for ‘Surrogates,’ ‘Fame’ Box Office Mojo. Página visitada em 15 de novembro de 2012.
  16. 37th Annual Annie Nominations and Awards Recipients AnnieAwards.org.. Página visitada em February 7, 2012.
  17. "15TH ANNUAL CRITICS CHOICE MOVIE AWARDS (2010) – BEST PICTURE: THE HURT LOCKER", CriticsChoice.com, November 21, 2011. Página visitada em February 7, 2012.
  18. THE 67TH ANNUAL GOLDEN GLOBE AWARDS NOMINATIONS GoldenGlobes.org. (December 15, 2009). Página visitada em February 7, 2012.
  19. 2009 Satellite Awards PressAcademy.com.. Página visitada em February 7, 2012.
  20. 8th Annual VES Awards VisualEffectsSociety.com.. Página visitada em February 7, 2012.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cloudy with a Chance of Meatballs