Club Baloncesto Breogán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Baloncesto Breogán
Nome abreviado Breo
Adeptos Maré celeste
Cidade Galiza Lugo
Fundado em 1966
Presidente Galiza Julio González
Mascote Maximus
Cores Celeste e branco
Início 1966
Pavilhão Pazo dos Desportos
Capacidade 7.500
Treinador Pepe Rodríguez
Liga Liga LEB
Posição 2010/11
Patrocinadores Concello de Lugo, Junta da Galiza, Monbus, Elide, Deputación de Lugo
Equipamento John Smith
Website www.cbbreogan.com

O Club Baloncesto Breogán S.A.D., é um clube de basquete profissional da cidade de Lugo (Galiza). Fundado em 1966 pelos irmãos Varela Portas e Prado, ascendeu pela primeira vez à Primeira Liga espanhola em 1970, convertendo-se num das equipas mais importantes da história do basquete espanhol, ocupando a novena posição na classificação histórica de clubes. Com participações em competições européias, actualmente milita na segunda categoria, a Liga LEB.

Os seus jogadores vestem um uniforme que consiste numa t-shirt cor celeste com um pantalón da mesma cor, ainda que em algumas temporadas este foi branco ou azul marinho. Actualmente a sua pista de jogo é o Pazo dos Desportos, também sede oficial do clube, que conta com capacidade para 7.500 espectadores.[1] O clube também dispõe de múltiplas equipas que juntam a crianças de todas as idades, formando um dos melhores filiais da Espanha.[2] O nome de Breogán prove de Breogam, herói nacional galego, chefe de uma das antigas tribos dos celtas da Galiza.

O Breogán na cultura popular[editar | editar código-fonte]

O Breogán é um símbolo da cidade de Lugo, sendo mais que uma equipa desde a sua fundação, já que é a equipa desportiva mais importante da cidade e uma das mais importantes da Galiza. Por causa disso a equipa tem grande representação dentro da cidade e mesmo em todo o país, nos que organiza actividades através da Fundação Balogal para promover a importância do exercício físico e o desporto, sobretudo com os mais novos.

Com respeito ao alcance histórico do Breogán a nível popular, é preciso destacar a película rodada e estreada em todos os cinemas a nível espnhol em 1985 por Mario Camus "La vieja música" (do castelhano: A velha música). A película conta a história de um uruguaio que chega a Lugo com a sua filha para treinar ao Breogán, todo misturado com uma história de amor e sequências de partidos de basquete da época de grande qualidade.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Guia oficial ACB 1992, página 183. Editora DB.
  2. Estudiantes Junior, entre os melhores filiais