Club Deportivo Magallanes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Magallanes
Nome Club Deportivo Magallanes
Alcunhas Albicelestes
Academia
Carabaleros
Manojito de Claveles
Fundação 27 de outubro de 1897
Estádio Estadio Santiago Bueras
Capacidade 5.000
Presidente Flag of Chile.svg Luis Urzúa Arredondo
Treinador Flag of Chile.svg Osvaldo Hurtado
Material esportivo Inglaterra Umbro
Competição Chile Tercera División
Kit left arm.png Kit body magallanes11h.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm.png Kit body magallanes11a.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

O Club Deportivo Magallanes é um clube de futebol chileno localizado na comuna de Maipú, Santiago,que foi fundado no dia 27 de outubro de 1897 com o nome de Atlético Escuela Normal só adotando o nome de Magallanes a partir de 1904.
Foi o primeiro campeão chileno da história em 1933, e tem como rival o Santiago Morning, nas épocas aúreas do clube chegou a rivalizar com o Colo Colo.

História[editar | editar código-fonte]

Anos 30[editar | editar código-fonte]

Em maio de 1933, o Magallanes junto com o Colo Colo, Santiago Badminton, Audax Italiano, Green Cross, Morning Star, Union Española e o Santiago National decidem sair da Associação de Futebol de Santiago no intuito de criar uma liga profissional de futebol, que foi reconhecida pela Federação Chilena de Futebol nesse mesmo ano. No Campeonato de Apertura, o Magallanes chegou às semifinais, onde foi derrotado pelo Colo Colo por 6 a 4. No entanto, o time do Magallanes fez um ótimo Campeonato Oficial de 1933, onde empatou em 12 pontos com o Colo Colo, para decidir o campeão houve um jogo desempate onde o Magallanes superou o Colo Colo por 2 a 1, sendo assim o primeiro campeão chileno de futebol.
No ano seguinte, com a Liga Nacional fazendo parte da Associação de Santiago, o Magallanes apesar de ser eliminado pelo Santiago National no Campeonato de Apertura fez outra vez uma campanha vitoriosa no Campeonato Oficial de 1934, onde acabou invicto com 21 pontos, sendo campeão novamente com uma campanha de 63 gols em 11 jogos, 5,73 gols por jogo.
O Magallanes novamente foi campeão em 1935, superando por 1 ponto o Audax Italiano. Dessa maneira se tornando tricampeão chileno de forma consecutiva, marca que só foi igualada em 1991, quando o Colo Colo venceu nos anos de 1989, 1990 e 1991.
Em 1936 e 1937, o time repetiu as boas campanhas, mas acabou sendo vice-campeão nesses dois anos, voltando a se consagrar no ano de 1938, última vez que o clube conquistou o campeonato chileno.

Clássico Magallanes x Colo Colo[editar | editar código-fonte]

Antigamente o jogo entre o Magallanes e o Colo Colo era considerado um dos maiores clássicos do futebol chileno, era o segundo em importância perdendo na época apenas para o clássico universitário.
A rivalidade era grande porque em Abril de 1925 houve uma greve no Magallanes, ocasionando a expulsão do clube de alguns jovens jogadores, entre eles os irmãos Arellano, que pouco tempo depois fundaram o Colo Colo.
A razão da greve dos jogadores foi para o clube tornar o futebol mais organizado, com treinos obrigatórios, treinador, uniforme e tácticas de jogo.
A estreia do Colo Colo foi dura, porque o Magallanes fez uma campanha com os "rebeldes". Inclusive continuavam a chamar eles de magallónicos.
O primeiro duelo entre os clubes terminou aos socos, por causa de uma falta sobre o goleiro do Colo Colo, o jogo acabou 2 a 0 para os colocolinos.
Com as más campanhas do Magallanes esse clássico foi perdendo força, com a queda do Magallanes para a segunda divisão e posteriormente para a terceira divisão esse clássico virou uma lembrança do passado. Na segunda divisão o Magallanes acabou achando um novo rival, o Santiago Morning, enquanto o Colo Colo começou uma rivalidade com a Universidad de Chile que tinha virado um time sensação nos anos 60.

Dados do Clube[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

)

Municipais[editar | editar código-fonte]

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Torneios Internacionais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]