Clube Atlético Ferroviário (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferroviário
CA Ferroviário - Curitiba - PR.svg
Nome Clube Atlético Ferroviário (Paraná)
Alcunhas Boca-Negra
Fundação 30 de Janeiro de 1930
Estádio Vila Capanema
Localização Brasão de Armas do Município de Curitiba.png Curitiba, Paraná PR, Brasil Brasil
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Clube Atlético Ferroviário foi um clube brasileiro de futebol localizado na cidade de Curitiba, estado do Paraná[1] .

História[editar | editar código-fonte]

No dia 12 de janeiro de 1930, deu-se a cisão no Britânia Sport Club e, na residência do ferroviário Ludovico Brandalise, foi fundado o Clube Atlético Ferroviário.

Num primeiro momento, o Ferroviário surgiu para congregar os funcionários e os operários da Rede, disputando apenas campeonatos amadores. Ao levar para as suas fileiras os principais jogadores do Britânia, o Clube Atlético Ferroviário começou a decolar como time competitivo e, sobretudo, como força popular do futebol da capital paranaense.

Tornou-se oito vezes campeão de profissionais, construiu o mais moderno estádio do Paraná na década de 1940 (Estádio Durival Britto e Silva), revelou grandes craques, lotou estádios por onde passou e desenvolveu admirável intercâmbio nacional e internacional. Apelidado de "Boca-Negra", nome de um grupo indígena descoberto na selva brasileira na década de 1930, popularizou-se ainda mais.

Em 1967 foi o primeiro representante paranaense no Torneio Roberto Gomes Pedrosa[1] [2] . Hoje em dia o Ferroviário se chama Paraná Clube devido a sua fusão com o Britânia S.C. e com o Palestra Itália F.C., que em 29 de junho de 1971[1] se fundiram formando o Colorado Esporte Clube. Em 1989 o Colorado uniu-se com o Esporte Clube Pinheiros, e dessa fusão surgiu o Paraná Clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Campanhas de Destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Ferroviário: uma ausência de 40 anos Arquibancada Virtual - Gazeta do Povo (Rodrigo Fernandes em edição de 10/8/2011) - consultado em 19 de agosto de 2011
  2. Há 45 anos, “Robertão” batizava o futebol do PR


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.