Clube Atlético Ferroviário (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ferroviário
Clube atlético ferroviário.png
Nome Clube Atlético Ferroviário (Paraná)
Alcunhas Boca-Negra
Fundação 30 de Janeiro de 1930
Estádio Vila Capanema
Localização Brasão de Armas do Município de Curitiba.png Curitiba, Paraná PR, Brasil Brasil
editar

O Clube Atlético Ferroviário foi um clube brasileiro de futebol localizado na cidade de Curitiba, estado do Paraná[1] .

História[editar | editar código-fonte]

No dia 12 de janeiro de 1930, deu-se a cisão no Britânia Sport Club e, na residência do ferroviário Ludovico Brandalise, foi fundado o Clube Atlético Ferroviário.

Num primeiro momento, o Ferroviário surgiu para congregar os funcionários e os operários da Rede, disputando apenas campeonatos amadores. Ao levar para as suas fileiras os principais jogadores do Britânia, o Clube Atlético Ferroviário começou a decolar como time competitivo e, sobretudo, como força popular do futebol da capital paranaense.

Tornou-se oito vezes campeão de profissionais, construiu o mais moderno estádio do Paraná na década de 1940 (Estádio Durival Britto e Silva), revelou grandes craques, lotou estádios por onde passou e desenvolveu admirável intercâmbio nacional e internacional. Apelidado de "Boca-Negra", nome de um grupo indígena descoberto na selva brasileira na década de 1930, popularizou-se ainda mais.

Em 1967 foi o primeiro representante paranaense no Torneio Roberto Gomes Pedrosa[1] [2] . Hoje em dia o Ferroviário se chama Paraná Clube devido a sua fusão com o Britânia S.C. e com o Palestra Itália F.C., que em 29 de junho de 1971[1] se fundiram formando o Colorado Esporte Clube. Em 1989 o Colorado uniu-se com o Esporte Clube Pinheiros, e dessa fusão surgiu o Paraná Clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Campanhas de Destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Ferroviário: uma ausência de 40 anos Arquibancada Virtual - Gazeta do Povo (Rodrigo Fernandes em edição de 10/8/2011) - consultado em 19 de agosto de 2011
  2. Há 45 anos, “Robertão” batizava o futebol do PR


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.