Clube Atlético Independência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Independência
Nome Clube Atlético Independência
Fundação 7 de abril de 1918
Competição extinto
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Clube Atlético Independência foi um clube de futebol brasileiro da cidade de São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 7 de abril de 1918 no bairro do Ipiranga, com sede na Rua dos Ituanos, o clube foi inicialmente filiado à Associação Paulista de Esportes Atléticos, tendo participado das divisões menores do Campeonato Paulista organizado por essa liga.[nota 1]

O clube foi campeão da Divisão Municipal da APEA em 1919 e passou a disputar a Segunda Divisão dessa liga. Após uma cisão no futebol paulista em torno do profissionalismo, o Independência filiou-se à Liga dos Amadores de Futebol, entidade idealizada por clubes de raízes mais elitistas, como o Club Athletico Paulistano e o Germânia, e participou da Divisão Principal da LAF em 1926, 1927,[nota 2] 1928 e 1929. Com o fim desta liga em 1929, o clube retornou à APEA.

Suas cores eram verde, amarela, azul e branca, e seu uniforme era predominantemente branco com detalhes em azul.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Os clubes filiados à APEA dividiam-se nas seguintes categorias: Divisão Principal, Primeira Divisão, Segunda Divisão, Divisão Municipal.
  2. Em 1927, fez um acordo e disputou com o nome de Clube Atlético Sant'Anna, mas com uma campanha muito fraca, terminando em último lugar. Por isso, retornou à antiga denominação.[carece de fontes?]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.