Clube Atlético Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Internacional
Nome Clube Atlético Internacional
Fundação 1902
Extinção 1910
Estádio Campo da Ana Costa
Competição São Paulo Campeonato Paulista


Kit left arm.png Kit body.png Kit right arm.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
editar

O Clube Atlético Internacional foi um clube de futebol brasileiro sediado em Santos, estado de São Paulo. Fundado em 27 de outubro de 1902 e extinto em 1910. Suas cores eram azul, vermelho e amarelo. Participou do Campeonato Paulista de Futebol da Primeira Divisão (atual A1) em 1907 e 1908.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube Atlético Internacional foi, ao lado do Sport Clube Americano, o primeiro clube da cidade de Santos a disputar o Campeonato Paulista de Futebol, assim como o primeiro clube não paulistano a participar do Paulistão, transformando um campeonato municipal em estadual.

Henrique Porchat foi quem introduziu o futebol em Santos ao trazer duas bolas e promover o primeiro jogo de futebol na praia do Boqueirão. Dias depois, no teatro Variedades, ele e outros desportistas promoveram, na noite de 2 de novembro de 1902, a reunião de fundação do Club Athletic Internacional, a primeira agremiação futebolística que surgiu no município de Santos. Voltaram a reunir-se a 1º de janeiro para eleger e empossar sua primeira diretoria, assim formada:

  • presidente - Gustavo Goetze;
  • vice-presidente - Joaquim Montenegro (que foi presidente da Câmara de Vereadores e prefeito municipal);
  • secretário - Ernesto Roxo;
  • tesoureiro - João Mourão;
  • diretor - André Peixoto Miler;
  • referee - C. Félix de Lima Júnior.

O Internacional foi o primeiro campeão citadino de Santos numa disputa entre dois clubes, com o SC Americano, semelhante ao que ocorria em Porto Alegre entre o Grêmio F.B.P.A. e o Fuss Ball G.P.A. Em 1904 quase disputou o campeonato da Liga Paulista de Futebol, perdendo a vaga para a Associação Atlética das Palmeiras. Em 1907 juntamente com o Americano ingressou na Liga Paulista, disputando em 1907 e 1908, No ano seguinte, abandonou as disputas por falta de recursos para viajar a São Paulo.

O Internacional deixou de funcionar em 1910. Mais tarde, seu campo na Avenida Ana Costa, foi utilizado pelo Santos Futebol Clube em seus primeiros jogos. Um de seus uniformes era camisa e calção branco e meias pretas[1]

Referências


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.