Clube Desportivo de Paços de Brandão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Clube Desportivo de Paços de Brandão é um clube português, com sede na vila e freguesia de Paços de Brandão, município de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

História[editar | editar código-fonte]

Há cerca de 75 anos existiam em Paços dois clubes desportivos, cada um deles com a sua equipa de futebol. Eram eles o SUD (Sociedade União Desportiva) com o seu recinto desportivo na parte de cima da freguesia (onde actualmente se situa a fábrica do dragão) e o Paços de Brandão F.C. que utilizava o campo das Ameixoeiras, no lugar da Aldeia, o que fazia com que existisse uma grande rivalidade entre eles e com que em dias de jogos os adeptos aparecessem em grande número. Nessa altura todos os jogadores eram amadores e quase todos brandoenses. Há cerca de 55 anos e por razões diversas os clubes fecharam as portas, primeiro o SUD e cerca de um ano depois o PBFC. Assim sendo, alguns jogadores e porque eram realmente grandes jogadores acabaram por vestir outras camisolas, "Tarene" o U.Lamas, Pereira o Estoril, Guedes(Titi) e Alfredo Pais o F.C.Porto tendo este último sido pedra base da equipa e ter tido a honra de envergar a camisola da Selecção Nacional Portuguesa.

Nos anos seguintes a população não deixou de praticar o popular desporto nem tão pouco desistiu de tentar arranjar um novo campo. Foi este objectivo que impulsionou a criação do Clube Desportivo de Paços de Brandão. As cores e o equipamento são da autoria do artista brandoense Ramiro Relvas. Teve como primeiro presidente o sócio fundador Joaquim Carvalho e a restante direcção composta pelos fundadores e reforçada por mais elementos. O CDPB teve a sua primeira equipa sénior a disputar a 2ª Divisão Regional de Aveiro, em 1963 subiu à 1ª Divisão Distrital na qual esteve até à época de 1969/70 em que foi campeão de Aveiro e ascendeu à 3ª divisão nacional, ai esteve até 1977 em que conseguiu o 2º lugar promoveu o CDPB até 2ª Divisão onde não aguentou mais do que uma época. Hoje encontra-se na 1ª Divisão Distrital de Aveiro.

Divisão[editar | editar código-fonte]

II Divisão distrital da AF Aveiro

Estádio[editar | editar código-fonte]

Estádio D.Zulmira Sá e Silva (1.000 espectadores)

Marca do equipamento[editar | editar código-fonte]

Mizuno

Patrocínio[editar | editar código-fonte]

FMB

RESTAURANTE BRASÃO

ZARRINHA

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.