Clube Ferroviário de Maputo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ferroviário
Nome Clube Ferroviário de Maputo
Alcunhas Os Locomotivas
Torcedor/Adepto Vataxaniseka
Mascote uma cabeça de locomotiva com a inscrição CFv
Fundação 1924
Estádio Estádio da Machava e Campo Engenheiro Freitas e Costa
Capacidade 45 000 e 5000 espectadores respectivamente
Localização Maputo, Moçambique
Presidente Osório Lucas
Treinador Nacir Armando
Patrocinador caminhos de Ferro e outras empresas
Competição Moçambola

Clube Ferroviário de Maputo, conhecido como Ferroviário de Maputo , é um tradicional clube de futebol, basquetebol, natação,ciclismo, atletismo, boxe, karate e de hóquei em patins de Maputo, Moçambique.

Participa no Moçambola e no Campeonato Moçambicano de Hóquei em Patins.

Foi fundado em 1924, sob o nome de Clube Ferroviário de Moçambique-Sede, mudado depois para Clube Ferroviário de Lourenço Marques a fim de distinguir das delegações provinciais do clubes. Após a independência em 1976, o clube ganhou outra denominação: Clube Ferroviário de Maputo, que persiste até os dias de hoje.

Com génese na empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, e possuindo um património imóvel invejável desportivo e social, tem clubes-irmãos em todas as capitais provinciais e até em alguns distritos ou bairros do país, designadamente: Ferroviário das Mahotas, de Gaza (cidade de Xai-xai), de Mabalane, de Inhambane, de Gondola e de Machipanda, na província de Manica, Ferroviário da Beira e da Manga, em Sofala, de Moatize, em Tete, de Quelimane e de Mocuba, na província da Zambézia, de Nampula e de Nacala, na província de Nampula, de Lichinga, em Niassa e de Pemba, em Cabo Delgado. Como um todo, é conhecido como Clube Ferroviário de Moçambique, distinguindo os diversos ferroviários pelos nomes das respectivas sedes territoriais.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Hóquei em Patins[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um clube de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.