Morangos com Açúcar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Clube Morangos)
Ir para: navegação, pesquisa
Morangos com Açúcar
Logótipo
Informação geral
Formato Série
Duração ± 50 minutos
Criador(es) Casa da Criação
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Actualmente:
Iva Areias
Paulo Brito
Paulo Frazão
Telma Meira
Produtor(es) TVI / Plural Entertainment
Elenco Elenco
Exibição
Emissora de
televisão original
Portugal TVI
Formato de exibição SDTV
Transmissão original 30 de Agosto de 2003 - 15 de Setembro de 2012
N.º de temporadas 9 (18 no total, pois por ano existem 2 temporadas, uma no período escolar e outra nas férias de Verão.)
N.º de episódios 2.642

Morangos com Açúcar foi uma série juvenil portuguesa transmitida pela TVI entre 30 de Agosto de 2003 e 15 de Setembro de 2012, totalizado 9 temporadas e mais de 2000 episódios, da autoria da Casa da Criação. O seu modelo foi bastante baseado na série brasileira da Rede Globo, Malhação, que foi transmitida em Portugal pela SIC. Já foi transmitida no Brasil, porém sem grande creditação dos críticos e público em geral. O primeiro nome sugerido para a série foi "Baía do Sol", mas os autores acharam que Morangos com Açúcar, traria outro sabor à série.

A 15 de Março de 2006, a equipa de autores foi distinguida no Casino Estoril pela Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing com o Prémio Personalidade Marketing Cultura e Espectáculo.

Em Outubro de 2007, Morangos com Açúcar foi distinguida na edição nº69 dos Prémios Ondas, atribuídos anualmente pela rádio espanhola Cadena SER, pela excelência e longevidade da série, bem como pelo seu papel na formação de jovens.

Também em Outubro de 2007, a TVI vendeu a série na íntegra a uma emissora russa a fim de ser exibida brevemente nesse país, e em Fevereiro do ano seguinte a uma emissora de Angola, onde tem feito um enorme sucesso, enquanto que a China produzirá a sua versão. Em 2011, a Rede TV comprou da Band os direitos das duas primeiras temporadas e pretende exibi-las ainda nesse ano, às 18h. A série chegou ao fim na 9ª temporada. Para assinalar este momento, decidiu-se fazer um filme com estreia no dia 30 de Agosto de 2012, que foi uma mistura de tudo o que se passou ao longo da série. Alguns atores confirmados foram Pedro Carvalho, Vítor Fonseca e Mafalda Teixeira. Estes actores voltaram a interpretar as personagens, que tinham nas séries em que participaram. Desta forma, chegou ao fim uma das séries com maior sucesso em Portugal, que marcou uma geração-factor de tal modo imprescindível.

Séries[editar | editar código-fonte]

Série 1 - Morangos com Açúcar[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Joana (Benedita Pereira) Pipo-Filipe Gomes (João Catarré)

Setembro de 2003… A história de Morangos com Açúcar desenrola-se sob o sol de Verão em cenários coloridos e dinâmicos como a Praia dos Rebeldes, o Bar dos Rebeldes, o Colégio da Barra e o Health Club Aquabody.

Pipo Gomes tem 20 anos e é o mais velho de quatro irmãos que se tornaram órfãos devido a um trágico acidente de automóvel na VCI do Porto que vitimou os pais. Durante dois anos, Pipo e os irmãos ficam a cargo Vitória Semedo, sua tutora legal, mulher interesseira, que quer controlar a herança dos sobrinhos e lhes faz a vida negra.

Para se afastarem das memórias do passado e fugirem da tia Vitória, Pipo e os irmãos decidem sair da sua cidade (Porto) e instalam-se numa simpática vila à beira-mar (Cascais), onde os pais possuem uma casa de férias. Investem o dinheiro do seguro de vida dos pais no aluguer de um pequeno bar na Praia dos Rebeldes, propriedade de um bom amigo da família, Martim Moura Bastos, um homem de posses com quem conviviam cada vez que passavam férias na Costa do Sol. Pipo e os irmãos: Catarina, Tiago e Susana vão estudar para o colégio da barra, cujo dono é Moura Bastos, pai de Ricardo. Pipo vai apaixonar-se por Joana (Benedita Pereira) que namorava com Ricardo (Diogo Amaral). A história centra-se neste casal, mas os amigos dos protagonistas, os irmãos de Pipo, Ricardo e outras personagens assumem papéis indispensáveis na série.

Desporto principal: surf e dança

Série 2 - Morangos com Açúcar O Regresso às Aulas[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Simão (Pedro Teixeira) Ana Luísa (Cláudia Vieira)

Setembro de 2004… Ana Luísa (Cláudia Vieira) e Simão (Pedro Teixeira) conhecem-se na pista de motocross, na véspera do primeiro dia de aulas. São ambos pilotos promissores e defrontam-se numa "corrida" renhida, que Ana Luísa (Cláudia Vieira) vence. O primeiro olhar entre ambos marca o início de um amor que será mais forte que qualquer adversidade, mas que levará algum tempo a definir-se. O problema é que Simão namora com Carlota Antunes (Mafalda Pinto). Ela é uma rapariga ambiciosa, muito bonita e sensual que veio com ele para o Colégio da Barra. Ana Luísa Rocha (Cláudia Vieira) tem 17 anos e chega ao Colégio da Barra, beneficiando da Bolsa Martim Moura Bastos, uma ideia que Pipo (João Catarré) e Constança (Rita Salema) decidiram pôr em marcha e que permite a alunos com menos posses estudarem no colégio.

Simão Navarro (Pedro Teixeira) pertence a uma família conservadora. Entra no Colégio da Barra para fazer o 12º Ano, à revelia do pai, que preferia que ele frequentasse o Colégio Militar.

Ana Luísa (Cláudia Vieira) e Simão (Pedro Teixeira) são os líderes dos dois novos grupos de alunos do Colégio. As origens sociais diferentes criam de imediato uma rivalidade que começa logo no primeiro encontro, no átrio do Colégio.

Desporto principal: motocross

Série 3 - Morangos com Açúcar - Geração Rebelde[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Tiago (Luís Lourenço) e Matilde (Joana Duarte)

Setembro de 2005… O Colégio da Barra foi comprado por uma cooperativa de professores que estão decididos a manter o normal funcionamento do Colégio. O Colégio tem uma nova directora, Maria José (Ana Zanatti), proposta por Constança (Rita Salema), que deposita nela toda a sua confiança. A Escola Secundária dos Navegantes é uma escola pública, localizada nas imediações do Colégio da Barra. Estas duas escolas entram em competição e apesar das diferenças, os alunos das suas escolas aprendem a conviver uns com os outros.

Tiago e Matilde frequentam estas duas escolas e conhecem-se debaixo de água quando ela o salva de um acidente de mergulho, em Cuba. Quando chegam a Portugal, estão os dois apaixonados mas sem qualquer informação ou forma de contacto. Os desencontros entre Matilde e Tiago sucedem-se sem eles saberem que afinal estão bem perto um do outro e que moram na mesma cidade… Porém a paixão dos dois está comprometida pelo facto de Tiago, após chegar de Cuba, conhecer Bia (Mariana Monteiro) e começar a namorar com ela sem saber que é, na verdade, irmã de Matilde. Para dificultar ainda mais as coisas, Bia é uma jovem perturbada com alguns traumas de adolescência e Matilde está comprometida com o possessivo e mimado Nélson (João Cajuda).

O Colégio da Barra tem também novos alunos e novos grupos, de entre os quais as "Popstars", um trio de raparigas lideradas pela narcisista Mónica (Helena Costa), que tenta dominar as atenções de toda a escola e cujo passatempo preferido passa por humilhar os alunos mais novos ou inseguros, como a frágil Catarina (Filipa Oliveira). Para fazer frente às maldades das "Popstars" está o grupo de jovens liderados por Matilde (que é ódio de estimação de Mónica) e a quem se juntam Marta (Ana Guiomar), Tojó (Diogo Valsassina) Crómio (Tiago Castro) e Valores (Dolbeth Gomes), entre outros. Existem outros grupos e todos se vão revelar com a chegada das eleições para a presidência da associação de estudantes.

Desporto principal: downhill

Série 4 - Morangos com Açúcar - Espírito Rebelde[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: André (Isaac Alfaiate) e Sofia (Mafalda Matos)

Setembro de 2006… Da fusão do Colégio da Barra com o Colégio de São Rafael resultam novas paixões e novos conflitos. André (Isaac Alfaiate) é um jovem engatatão que se apaixona pela praticante de kartcross Sofia (Mafalda Matos), mas esta recusa-se a dar bola a rapazes… Ao contrário da sua irmã Filipa (Sara Salgado), que só tem olhos para o namorado Yaris da Silva (Carlos Gomes). Também as divergências entre Maria José (Ana Zanatti) e o antigo director de São Rafael, Augusto Ravina (Júlio Cesar), prometem aquecer o ambiente do novo Colégio.

Desporto principal: kartcross

Série 5 - Morangos com Açúcar - Geração Rebelde[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Diana (Sara Barradas), Nuno (Sisley Dias), Sónia (Diana Nicolau), Carlos (Luís Simões),Vera (Vanessa Martins) e Bruno (Rui Porto Nunes)

Setembro de 2007… Início de mais um ano lectivo… A Escola Secundária D. Sebastião é uma escola pública da cidade de Lisboa, igual a tantas outras que existem nos meios urbanos. É uma escola que engloba alunos do 7º Ano ao 12º Ano, de várias áreas, deparando-se com os problemas típicos de qualquer escola portuguesa, designadamente a falta de verbas, a degradação das instalações e a insegurança. É uma escola com bastantes actividades extra-curriculares, onde se destacam o andebol federado, uma equipa de ginástica em formação e um clube de artes plásticas e multimédia, bastante activo, que organiza inúmeros eventos. Podem orgulhar-se de terem alunos de secundário com imensos conhecimentos em multimédia e 3D capazes de rivalizar com o ensino superior. Diana uma rapariga rebelde, convencida, bonita, atrainte. Namora com o Nuno irmão de Carlos e Vera que anda no andebol. Diana não toma precauções e acaba por engravidar a vida dela torna-se num inferno e ela não sabe o que fazer à vida até que aparece Sónia uma rapariga rebelde, bonita,atrainte e convencida que acaba por ser a sua melhor amiga e que vai namorar e acabar e namorar com o Carlos. Diana tem apoio de Sónia, já Nuno tem apoio da mãe Olga, do Carlos, de Vera e o amigo Bruno que vai acabar por se apaixonar por Vera a rapariga certinha, pois porque Carlos, Bruno e Nuno arranjam sempre conflitos na Escola mas Nuno ao ser pai atina.Diana tenta abortar, faz ter acidentes, embebedasse e quer dar o filho para adoção. Ela não conta a ninguém a não ser a Sónia, Nuno,Olga,Carlos,Vera e Bruno até que um dia e descoberta por andar a pancandaria com Jeniffer.E acaba por ter o filho na Escola . Carlos vai ser o Anjo Negro aquele que escreve poemas sem ninguém saber a não ser mais tarde Sónia que descrobre Sónia acaba por ser a Orquidea Negra que também vai acabar por fazer poemas para provocar Carlos e acaba em romance. Bruno que já era amigo de Carlos e Nuno há muito tempo acaba por se apaixonar por Vera uma das miúdas mais certinhas da Escola nada que tivesse haver com ele mas o coração é que manda não ele e acabam por se aproximar mais e cada vez mais até que ele e ela acabam por exprimir os seus sentimentos.

Desporto principal: andebol (série lectiva) e rugby (série de verão)

Série 6 - Morangos com Açúcar - Geração Rebelde[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Madalena (Laura Galvão) e Rodrigo (Pedro Rodil)

Setembro de 2008… Marca o início do novo ano lectivo na Escola Secundária D. Sebastião e o regresso de mais uma série de novas aventuras na vida dos nossos personagens, uns já nossos conhecidos, outros que vamos ter oportunidade de conhecer. Este ano, a história arranca com o deflagrar de um conflito empolgante: Associação de Estudantes versus Clube de Rádio. Dois grupos de alunos irrequietos e combativos liderados pelos nossos protagonistas, Rodrigo (Pedro Rodil) e Madalena (Laura Galvão). Será uma batalha entre duas forças criativas poderosas e que não deixará ninguém indiferente. Na escola e fora dela, envolvidas num turbilhão de alegria, intriga e fantasia, veremos todos os alunos do Atelier de Dança e de Música, em ambiente de sons alternativos, coreografias arrojadas, uma classe de Karaté, uma equipa feminina de Voleibol, um grupo de praticantes de Parkour, um grupo de praticantes de MotoCross, os pais e os professores.

Desporto principal: parkour e voleibol

Série 7 - Morangos com Açúcar - Vive o Teu Talento[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Margarida (Sara Matos) e Rui (Lourenço Ortigão)

Setembro de 2009… Este ano todos os alunos da nossa escola perseguem um sonho. Para as novas personagens o céu é o limite. Não porque são adolescentes, que é razão suficiente, mas porque estão todos decididos a forçarem o destino à sua vontade e não estão dispostos a ficar à espera do futuro. Querem ir buscá-lo. Mesmo que esse futuro seja uma fantasia: serem artistas e vingarem no mundo do espectáculo. A Escola Secundária deixou de ser uma escola secundária normal para passar a albergar o projecto-piloto de uma escola de Artes performativas. Agora, em "Morangos com Açúcar VII", a par do curriculum normal (com disciplinas tradicionais), aos alunos é proposto um conjunto de disciplinas próprias de uma escola vocacionada para a formação nas artes do espectáculo: o Canto, a Dança, a Representação. A nossa escola prepara-se para lançar os futuros e os mais capazes intérpretes do espectáculo português.

Agora, todos os alunos do 10º a 12º anos da nossa escola têm uma mesma ambição. Já não há futuros advogados, médicos ou engenheiros. Agora todos querem ser artistas. E para entrar nesta escola-piloto é preciso ter talento. Só cá entrarão os que passaram com sucesso as rigorosas audições de admissão. No decorrer da história, assistimos também a muitos amores que sofrem e crescem, a problemas comuns nos adolescentes, e a situações do quotidiano. Tudo isto com muito canto, dança e representação!

É também nesta série que assistimos ao regresso de Zé Milho (Vítor Fonseca). Nesta série, o ex- D'ZRT interpreta o papel de um professor de dança. Relembra-se também que dos 12º Anos, vão ser seleccionados 3 alunos que irão ganhar uma bolsa de estudo em Londres, numa escola de artes. Estes alunos foram:

Série 8 - Morangos com Açúcar - Agarra o Teu Futuro[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Marta (Gabriela Barros) e Lourenço (David Carreira)

Setembro de 2010…-O regresso às aulas na D. Sebastião volta a prometer grandes emoções. O frio do inverno não arrefece as paixões dos corações jovens e o sonho continua mais presente que nunca. Competição, dedicação, ambição, aventura e amor,misturados com muita música, dança, drama e comédia, são os ingredientes deste novo ano lectivo. Depois do sucesso da experiência piloto como escola de artes performativas, a D. Sebastião abre o novo ano com um espectáculo de boas vindas aos novos alunos, protagonizado pelos alunos do ano anterior, que mostram o que já aprenderam, deixando todos bastante motivados para mais um ano de muito trabalho, exigência, competição e, claro, muitas peripécias. Contudo, os efeitos da crise também se vão fazer sentir na D. Sebastião e a directora, Linda, tem um orçamento mais reduzido, sendo obrigada a reduzir o número de bolsas a atribuir. Desta vez, apenas um aluno terá acesso a Londres e o espírito de competitividade vai estar ao rubro. Para esta roda-viva que mistura a arte com a vida, chegam novas personagens com outros interesses e histórias. Por exemplo, Lourenço, uma estrela de futebol e filho do dirigente desportivo Carneiro Seixas, que quer deixar o desporto para se dedicar exclusivamente à dança, o que vai contra os planos do pai. Ou Marta e Andreia, duas irmãs muito talentosas mas que vivem numa rivalidade e competição constante, enquanto Cláudia, a irmã mais velha, jornalista desportiva, vai descobrir alguns factos um pouco incriminatórios relativamente ao pai de Lourenço, o rapaz por quem a irmã Marta vai acabar por se apaixonar. Vamos conhecer também Inês e Pedro, que vivem como irmãos devido ao casamento do pai de Inês com a mãe de Pedro, mas que não podiam ser mais opostos: Inês quer ser cantora e actriz e Pedro não sabe o que quer ser, tendo escolhido ir para a D. Sebastião aparentemente por ser amigo e companheiro de equipa de Lourenço mas, sobretudo, por causa de Rosana, que conheceu numa rede social e que aparenta ser muito rica e fashion. Teremos ainda um amor além fronteiras entre Sandra, filha de pais chineses, que se apaixona por Javi, filho de uma família tradicional indiana, que sonha ser uma estrela de Bollywood. Por outro lado, vai surgir Violeta, uma jovem muito talentosa mas cuja presença na escola esconde um passado surpreendente. Assim como surpreendente se vai revelar o Gil, um rapaz que à partida parece encantador, sobretudo para as raparigas, mas que esconde uma natureza pouco bondosa. Na turma dos mais novos, temos um trio muito divertido composto pelo Chico, que embora branco quer ser como o seu melhor amigo, Beto e a colega e amiga Sara que parece ser uma verdadeira super-heroína. Estes novos alunos que se juntam aos mais antigos, irão viver a vida com muita arte enquanto ao mesmo tempo vão aprender a arte da vida…

Desporto principal: futebol, dança e canto

Série 9 - Morangos com Açúcar - Segue o Teu Sonho[editar | editar código-fonte]

Protagonistas: Ana Rita Soares (Filipa Areosa), Bryan Silva (Luís Garcia)e Ricardo Alves (Tiago Costa)

Setembro de 2011... - O novo ano lectivo traz muitas surpresas e dois mundos completamente distintos. Na Escola do Forte coexistem, no mesmo espaço, uma escola secundária do ensino regular e uma outra vocacionada para a moda. O conflito entre as duas escolas está sempre presente. A rivalidade é uma constante e os dois grupos (moda Vs ensino regular) disputam a primazia da escola. O sonho e o glamour dos alunos de moda contrastam com a realidade mais crua dos colegas do ensino tradicional. É neste universo heterogéneo que encontramos o casal de namorados, Ana Rita e Ricardo. Ela quer ser designer de moda, já Ricardo é da área de ciências e ainda não decidiu o que quer ser no futuro, mas uma coisa ele sabe: Ana Rita é a rapariga da vida dele. No entanto, a chegada de Bryan, o aluno americano, de descendência portuguesa, que veio para a Escola do Forte concluir o 12º ano, vai abalar o mundo de Ricardo, ao conquistar o coração de Ana Rita. Bryan vai para a turma de Ricardo, que embirra logo com ele, pois não suporta ter concorrência. O americano tem aquilo que as raparigas gostam e faz-lhe sombra em tudo, até no surf. O que Ricardo não esperava é que além das ondas, ele e o aluno americano fossem também disputar a mesma rapariga. Bryan vem abalar a relação, já frágil, de Ricardo e de Ana Rita. No entanto Ricardo não é homem de perder, muito menos a namorada, por isso, vai abrir guerra contra Bryan e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a namorada. Ricardo vai mostrar o seu lado mais negro e provar que nada o deterá para ficar com Ana Rita. Sem querer, Bryan vai colocar a vida de Ana Rita em perigo, ao envolvê-la no seu passado, que não é tão cool como parece. Ao longo deste ano lectivo os alunos desta escola vão cativar com as suas histórias e peripécias. Há um conflito aberto entre os dois ambientes e as guerras entre os dois grupos serão uma constante. No entanto, eles vão acabar por perceber que o que os une é mais forte que aquilo que os separa: são todos jovens e querem viver a vida ao máximo.

Desporto principal: Esgrima, Surf, Sky Dive e BTT

Formato da série[editar | editar código-fonte]

As histórias das personagens principais são estabelecidas durante o ano lectivo e resolvidas nas Férias de Verão. A cada ano lectivo, o elenco da série é renovado ou algumas personagens são mantidas. Algumas personagens antigas saem e entram outras personagens novas num sistema rotativo para manter o interesse do público, ficando apenas personagens que não excedem os dois anos de existência. As temporadas 5,7 e 9 foram as únicas em que a renovação do elenco foi total, apesar de que na sétima o estabelecimento de ensino manteve-se igual ás temporadas anteriores (5ª e 6ª), neste caso a D.Sebastião.

Até agora, as personagens com mais longevidade na série e as únicas excepções a esta regra foram Marta Navarro (Ana Guiomar), Rodas (Tiago Aldeia), Crómio (Tiago Castro) e Prof. Durval (Luís Gaspar). Em séries anteriores, as personagens secundárias mais proeminentes foram o Prof. Sapinho (Guilherme Filipe), a Prof. Constança (Rita Salema), o Prof. Nuno (Carlos Vieira), Rafa (Rodrigo Saraiva), Zé Milho (Vítor Fonseca), Topê (Paulo Vintém), Tojó (Diogo Valsassina), a Prof. Maria José (Ana Zanatti) e Becas (Sara Prata). Entre o elenco infantil, as personagens com maior duração foram Susana (Carolina Castelinho), Dani (Diogo Martins), Patrícia (Núria Real) e Gongas (Gabriel Cândido).

A Série V veio quebrar totalmente com este molde, sendo que dos antigos actores apenas se mantiveram cinco (sete contando com entradas tardias na série quatro), e nem o mítico Colégio da Barra nem a Secundária dos Navegantes transitaram para a nova temporada. Além disso, os protagonistas deixam de ser um casal de jovens apaixonados, como nas séries anteriores, passando a ser pela primeira vez um grupo de amigos adolescentes. Com tamanha ruptura com o anterior formato, a série cinco pode quase ser considerado como um Spin-Off do original Morangos com Açúcar.

Pipo (João Catarré) e Joana (Benedita Pereira), o casal protagonista da primeira série, foi o único casal protagonista que continuou a aparecer como personagens secundários durante a segunda série, visto que as suas personagens não seguiram para a Universidade.

As Séries VII e VIII foram também duas séries diferentes do formato original, sendo introduzida o formato musical e artístico, semelhante ao High School Musicale ao GLEE.

Já a série IX, que é a mais recente, foi também diferente do formato original. Foi inspirada na área da moda mas também realçou vários pontos importantes e críticos da adolescência tais como a Anorexia, o Bullying nas escolas e o preconceito. Nesta temporada também houve muita rivalidade entre os alunos da Escola do Forte, mais concretamente entre os alunos do ensino regular e os alunos de moda.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Dado o sucesso da série em anos anteriores, a TVI mantém o horário de exibição no fim de tarde (19:15 - hora portuguesa).

  • Morangos com Açúcar - Série I (2003/ 2004), Casa da Criação (Escrita por: Ricardo Leitão, Patrícia Muller, Lígia Dias, Elisabete Moreira)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série I (2004), Casa da Criação (Escrita por: Ricardo Leitão, Patrícia Muller, Lígia Dias, Elisabete Moreira)
  • Morangos com Açúcar - Série II (2004/ 2005), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, Pedro Lopes, João Matos, Inês Gomes, Lígia Dias, Sandra Santos, Sara Rodrigues, Elisabete Moreira e Raquel Palermo)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série II (2005), Casa da Criação (Escrita por: Maria João Mira, Margarida Carpinteiro, Inês Gomes, Raquel Palermo, Sandra Santos, Mafalda Ferreira
  • Morangos com Açúcar - Série III: Geração Rebelde (2005/ 2006), Casa da Criação (Escrita por: Inês Gomes, Raquel Palermo, Sandra Santos, Mafalda Ferreira)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série III (2006), Casa da Criação (Escrita por:

Inês Gomes, Catarina Peixoto, Eduarda Laia, Elisabete Moreira, Lígia Dias, Mário Cunha, Sandra Santos)

  • Morangos com Açúcar - Série IV: Espírito Rebelde (2006/ 2007), Casa da Criação (Escrita por: Inês Gomes, Catarina Peixoto, Lígia Dias, Mário Cunha, Sandra Rocha, Sandra Santos)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série IV (2007), Casa da Criação (Escrita por: António Barreira e Patrícia Müller)
  • Morangos com Açúcar - Série V: Geração Rebelde (2007/ 2008), Casa da Criação (Escrita por: Elisabete Moreira, Pedro Lopes, Catarina Peixoto, Cláudia Marques, Cláudia Sampaio, Rita Roberto, Sara Simões)
  • Morangos com Açúcar: Férias de Verão - Série V (2008), Casa da Criação (Escrita por: Patrícia Müller, Cláudia Sampaio, João Belchior, Lígia Dias, Mariana Alvim, Rita Roberto, Sara Simões)
  • Morangos com Açúcar - Série VI: Geração Rebelde (2008/ 2009), Casa da Criação (Escrita por: Elisabete Moreira, Cláudia Marques, José Pinto Carneiro, Mariana Alvim, Marta Coelho, Rita Roberto, Sara Simões, Ana Vasques)
  • Morangos com Açúcar - Série VII: Vive o teu talento (2009/ 2010), Casa da Criação (Escrita por: Cláudia Sampaio, Cláudia Marques, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Marta Coelho, Paulo Manuel)
  • Morangos com Açúcar - Série VII: Vive o teu Verão (2010), Casa da Criação (Escrita por: Cláudia Sampaio, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Marta Coelho, Sandra Rocha, Paulo Manuel)
  • Morangos com Açúcar - Série VIII: Agarra O Teu Futuro (2010/ 2011), Casa da Criação (Escrita por:Cláudia Sampaio, José Pinto Carneiro, Lígia Dias, Marta Coelho, Sandra Rocha)
  • Morangos com Açúcar - Série VIII: Vive o teu Verão ([2011], Casa da Criação (Escrita por: Lígia Dias, Cláudia Sampaio, Irina Gomes, Giovanni Ciet, Marina Ribeiro, Marta Coelho)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Convidados especiais[editar | editar código-fonte]

Ao longo das séries de "Morangos com Açúcar", a TVI convidou várias figuras públicas nacionais e internacionais para surgirem em participações especiais na série.

Série I

Sugababes, Simply Red, Reamonn, Anjos, EZ Special, Vitor Pedroso e Nuno Gomes

Série II

Pimpinha Jardim, Fingertips, Daniel Bedingfield e Boss AC

Série III

João Moutinho, Raúl Solnado, Marie Serneholt, Paula Teixeira, Greg Minaar e D'ZRT.

Série IV

Diana[desambiguação necessária], Mundo Secreto, Carlos Andrade, Asher Lane, Orishas, Melanie C e FF.

Série V

Sean Kingston, Hands on Approach, Gutto, Sandra Nasic, 4Taste, TT, Slimmy, M.A.U. e Yves Larock

Série VI

Angélico Vieira, Manuel Luís Goucha, Madcon, Pedro Guedes, Pedro Khima, Ricardo Guedes, Boss AC, Biba Pittá, Flow 212

Série VII

Dogma, D'ZRT, Sofia Escobar, João Só e Abandonados, Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, Michel[desambiguação necessária], Ana Bloom

Série VIII

Natalina José

Série IX

Luís Borges, Lúcia Garcia, Ruben Rua, Nu Soul Family, Pedro Pinto, Mário Ferreira, Boss AC

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a série era emitida pela TVI (emissora original), no horário das 18h30 às 20h00, horário que ocupa desde a sua estreia em Setembro de 2003. Entre as 18h30 e as 19h00 é emitida a repetição de parte do episódio anterior, entre as 19h15 e as 20h00 é emitido o episódio inédito. A série será repetida na 1ºTemporada no canal juvenil Panda Biggs, às 13h00 (inédito) e às 20h00 (reptição das 13h). #[1] A partir do dia 1 de Maio de 2013, o canal Panda Biggs começou a transmitir a 2ªTemporada da série, às 12h30 (inédito) e às 20h30 (repetição do 12h30).No canal +TVI, a série 8 é transmitida às 7h(repetição) e às 17h(inédito).A série 3 também é transmitida nesse canal de cabo da TVI nos horários 8.30h(repetição) 18h(inédito).A série 7 também já foi transmitida.

A Rede Bandeirantes, por meio de um acordo com a TVI, exibiu a primeira série de Morangos com Açúcar em 2004 juntamente com a novela Olhos de Água (ambas foram dubladas em português do Brasil para facilitar a compreensão). Ao contrário do que aconteceu em Portugal, a série não teve muito sucesso, mas teve o final da temporada exibido.

Em Angola a série é emitida pela TPA2, durante a tarde em dois horários, de 2ª a 6ª feira, nos horários das 13h às 14h e das 17h às 18h, ao sábado é emitida entre as 13h30 e as 15h30 e ao domingo das 13h às 16h00. Está actualmente no ar a 4ª temporada.

É também exibida em Angola através da TVI Internacional, estando actualmente no ar a 5ª temporada.

Cantores e bandas lançados[editar | editar código-fonte]

Morangos com Açúcar é uma série que coloca enorme importância na sua banda sonora e por conseguinte, tem funcionado como rampa de lançamento para a carreira musical de alguns dos actores. Alguns exemplos:

  • Patrícia Candoso lança o seu primeiro álbum, "O Outro Lado", que atinge as tabelas no início de 2005.
  • A boy band D'ZRT, com as personagens David (Angélico Vieira), Zé Milho (Vítor Fonseca), Topê (Paulo Vintém) e Ruca (Edmundo Vieira) forma-se em 2005. Apesar da mistura entre realidade e ficção, as suas carreiras foram lançadas na série e bem recebidas por esse público. Entretanto a banda terminou mas regressaram posteriormente com um novo projecto intitulado "D'zrt Project".
  • FF lança em 2006 o seu primeiro álbum "Eu Aqui" pela editora Farol. Em Maio de 2006 atinge o primeiro lugar dos discos mais vendidos,
  • Crómio (Tiago Castro), Tojó (Diogo Valsassina) e João Batista (Raul Abrantes) lançaram um CD a 17 de Julho de 2006. Este projecto musical de curta duração não teve qualquer conexão com a série, apesar de contar com a presença dos três actores.
  • Em Agosto de 2006, na Série de Verão III, surgiu a banda fictícia Chantilly formada pelas personagens Mónica (Helena Costa), Rute (Victória Guerra), Mimi (Jessica Athaide) e Carla (Oceana Basílio). Esta banda não transitou da ficção para a realidade, servindo apenas de elemento cómico na série.
  • Em Novembro de 2006 deu-se a apresentação e festa de lançamento do primeiro CD dos 4Taste, banda composta por Luke D'Eça, Francisco Borges, David Gama e Nelson Patrão. O CD homónimo alcançou a primeira platina em poucas horas e a tripla platina em poucos dias. Em Agosto de 2007, os 4Taste lançaram uma edição especial do seu concerto no Campo Pequeno[desambiguação necessária], um CD+DVD intitulado "Ao Vivo No Campo Pequeno". A este concerto assistiram mais de 6.000 pessoas.
  • A 26 de Novembro de 2007, surge o disco da primeira banda feminina saída da série, Just Girls. O primeiro CD lançado vendeu mais de 10.000 cópias em menos de 24 horas, ficando assim registado o "Disco de Ouro".
  • Starlie (Mafalda Tavares) consegue prosseguir o seu trabalho após a sua entrada na série e em 2013 ainda têm fãs e concertos agendados.
  • No início de 2012 é editado o disco de estreia de Missy M (Mafalda Portela) que se estreou na série nove. Curiosamente, é esta que interpreta o genérico da série onde atua.

Spin-Offs[editar | editar código-fonte]

No palco[editar | editar código-fonte]

  • Os actores da Série I - Benedita Pereira (Joana), João Catarré (Pipo), Diogo Amaral (Ricardo), Joana Solnado (Catarina), Rodrigo Saraiva (Rafa) e Patrícia Candoso (Sara) - protagonizaram ainda uma peça de teatro que foi exibida pela TVI após uma digressão pelo país. Em 2005, Teresa Tavares (Mónica) substitui Joana Solnado, quando esta deixa Portugal e vai para o Brasil gravar "Como uma onda".
  • Nos dias 1 de Junho, 2 de Junho e 3 de Junho, o Coliseu dos Recreios em Lisboa recebeu a Festa de Finalistas dos Morangos com Açúcar, um evento dedicado ao falecido actor Francisco Adam, inédito na série, sob a forma de um musical destinado a ser gravado ao vivo para mais tarde ser transmitido como episódio final da Série III.
  • No dia 20 de Julho, é transmitido pela TVI, directamente da praia de Oeiras um concerto com o nome de Morango Mix, onde passam bandas das três séries de Morangos com Açúcar. Teve como apresentadores Catarina Morazzo (Isabel) e Diogo Valsassina (Tojó). Foram 3 horas cheias música de todas as séries dos Morangos Com Açúcar. Ao palco subiram: D'ZRT, FF, Patrícia Candoso, Anjos, Paula Teixeira, Squeeze Theeze Pleeaze, Fingertips, Paula Oliveira, Lullabye, Mercado Negro, Hands on Approach, André Indiana, Diana, Sónia Oliveira, Peste & Sida e Ménito Ramos.
  • Entre os dias 12 e 26 de Novembro esteve no palco do Teatro Tivoli o musical Morangos Com Açúcar - Ao Ritmo Da Amizade, que conta com a presença de Diana Chaves (Susana), Joana Duarte (Matilde), Daniel Cardoso (Guga), Helena Costa (Mónica), Jessica Athayde (Mimi), Miguel Bogalho (Cristiano), Diogo Valsassina (Tojó), Tiago Castro (Crómio). Este mesmo musical esteve no Porto, partindo depois em digressão pelo país, passando pela Figueira da Foz, Oliveira de Azeméis, Portimão, entre outras cidades Portuguesas.
  • No dia 11,12,18 e 19 de Setembro de 2010 os Morangos actuaram nos Coliseus de Lisboa e Porto. No Palco estiveram: Rui, Margarida, João Pedro, Paula, Mariana, Leo, Clara, Flash, Rute, André, James, Fábio, Nina e Zé Milho. Foram concertos com muito sucesso.

Locais de filmagens[editar | editar código-fonte]

A série é filmada nos estúdios da Fealmar em Vialonga, e alguns exteriores em Cascais e Oeiras.Existiram cenas da série II que foram gravadas no Jardim do Cerco(Mafra). As cenas de downhill da Série III foram filmadas na Mata Real em Cascais. Os exteriores do Colégio da Barra até ao final da terceira série foram filmados no Museu da Pólvora de Barcarena. A partir da quarta série, os exteriores do novo Colégio são filmados no edifício da LogoPlaste em Aldeia de Juso, junto à Estrada da Malveira, concelho de Cascais. Os exteriores da Escola Secundária dos Navegantes são filmados na Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa.

Algumas cenas da terceira série de Verão foram filmadas no Navio Escola Creoula, ao largo de Sesimbra. A quarta série de Verão foi filmada nas zonas de Cascais, Ericeira, no Algarve e em Salvaterra de Magos. Ao longo das quatro séries a produção também já se deslocou ao Porto, a Arouca, ao Cartaxo (nas piscinas municipais e circuto de motocross), a Vila Nova de Milfontes, a Tróia (onde foram filmadas durante dois anos consecutivos as Férias de Verão), à Serra do Caramulo, à Serra da Estrela, a Porto de Mós, a Évora, a Marvão, ao Entroncamento, a Torres Novas, a Murça, a Torres Vedras, a Arcos de Valdevez, a Covilhã, a Serra da Estrela a Viana do Castelo, à Madeira, a Serra d'El Rei e a Castanheira de Pêra, e a diversos locais internacionais como o Brasil, Sierra Nevada[desambiguação necessária], Sevilha, Macau, Londres, Marrocos, Cuba, Barcelona, Andorra e Cabo Verde.

Na série cinco, o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho em Lisboa serve de cenário à Escola Secundária D. Sebastião. Também Luís e Nuno foram à Polónia onde gravaram algumas cenas com a selecção nacional de andebol. As férias de verão mudaram de estação e rodam no Algarve, mais propriamente em Odeceixe havendo algumas cenas em Huelva.

A série seis será feita integralmente com novos cenários, da autoria de Paulo Oliveira e Teresa Castelo (Decoração), com a excepção dos interiores da escola. Parte dela será rodada em Braga. No verão a série será rodada em Portimão, na Praia da Rocha.

A série sete apresenta um formato totalmente musical! A escola mantém-se mas os seus interiores foram alterados devido a esta ter passado a ser uma escola de artes perfomativas.Uma das muitas cenas foi gravada no Jardim do Cerco(Mafra). Todos os cenário foram totalmente renovados tal como o elenco que era totalmente novo. O Verão foi gravado na Ericeira e em Londres.

A série oito, mantém o formato iniciado na série anterior. Tirando os cenário da escola e da Papoila Residence todos os cenários foram mudados incluindo a famosa 'Rua Comercial' que estava nos morangos desde a sua 5ª série dando agora lugar à 'Rua das Artes'. No Natal alguns alunos foram até Bruxelas visitar o parlamento da União Europeia. No Verão alguns alunos vão até Tavira ou melhor até a ilha de Tavira.

A série nove apresentou várias mudanças, sendo esta baseada na área da moda. A Escola D.Sebastião deu lugar à Escola do Forte, também em Lisboa. O elenco também foi totalmente renovado, apesar da Rua das Artes se ter mantido na série. A série de verão foi gravada na sua maioria na praia fluvial da Barragem de Castelo de Bode, em Santarém[desambiguação necessária], mas também na Praia da Poça, na zona do Estoril.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Série I e Série de Verão I[editar | editar código-fonte]

  • Série I - 234 episódios
  • Série de Verão I - 57 episódios
  • Total: 291 episódios totais (2003-2004)

Série II e Série de Verão II[editar | editar código-fonte]

  • Série II - 272 episódios
  • Série de Verão II - 80 episódios
  • Total: 352 episódios totais (2004-2005)

Série III e Série de Verão III[editar | editar código-fonte]

  • Série III - 266 episódios
  • Série de Verão III - 82 episódios
  • Total: 348 episódios totais (2005-2006)

Série IV e Série de Verão IV[editar | editar código-fonte]

  • Série IV - 216 episódios
  • Série de Verão IV - 83 episódios
  • Total: 299 episódios totais (2006-2007)

Série V e Série de Verão V[editar | editar código-fonte]

  • Série V - 268 episódios
  • Série de Verão V - 69 episódios
  • Total: 337 episódios totais (2007-2008)

Série VI e Série de Verão VI[editar | editar código-fonte]

  • Série VI - 194 episódios
  • Série de Verão VI - 75 episódios
  • Total: 269 episódios exibidos (2008-2009)

Série VII e Série de Verão VII[editar | editar código-fonte]

  • Série VII - 186 episódios
  • Série de Verão VII - 71 episódios
  • Total: 257 episódios exibidos (2009-2010)

Série VIII e Série de Verão VIII[editar | editar código-fonte]

  • Série VIII - 204 episódios
  • Série de Verão VIII - 64 episódios
  • Total: 268 episódios exibidos (2010-2011)

Série IX e Série de Verão IX[editar | editar código-fonte]

  • Série IX - 178 episódios
  • Série de Verão IX - 43 episódios[1]
  • Total: 221 episódios exibidos (2011-2012)

Morangos com Açúcar - O Filme[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme dos Morangos com Açúcar será lançado para os cinemas dia 30 de Agosto de 2012. Este reúne várias das mais famosas personagens da série, desde a Margarida (Sara Matos) e o Rui (Lourenço Ortigão), os protagonistas, ao Pipo (João Catarré), que não faz nada no filme, apenas aparece e à Soraia que só apresenta o "concurso de bandas" (Rita Pereira). O filme passa-se num campo de férias do Zé Milho (Vítor Fonseca), e foi filmado na Zambujeira do Mar (ZMar). Este é um filme musical, visto rodar em torno de Rui e Margarida, que, depois de regressarem de Londres, e se prepararem para um "Concurso de Bandas", vêem a sua relação em risco quando Tatiana, a Missy M (Mafalda Portela), se mostra interessada em Rui, enquanto que Margarida só faz birra por ele se ter esquecido da data em que faz 2 anos que Rui decidiu ir para Londres com Margarida.

O filme também foi alvo de polêmica nas redes sociais, pois nenhuma das personagens da 5ª temporada, que foi uma das que registrou maior popularidade, fez parte do filme.

Abuso sexual de menores[editar | editar código-fonte]

Em 28 de julho de 2011 a Polícia Judiciária deteve um funcionário da Direcção Comercial da TVI responsável pela contratação de jovens para participarem na novela "Morangos com Açúcar", por suspeitas de abuso sexual de uma menor de 13 anos e pornografia de menores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]