Clube da Esquina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Clube da Esquina foi um movimento musical brasileiro surgido no início da década de 1960 em Belo Horizonte - Minas Gerais[1] , onde jovens músicos começaram a se reunir na capital mineira, seu som se fundia com as inovações trazidas pela Bossa Nova a elementos do jazz, do rock – principalmente The Beatles –, música folclórica dos negros mineiros com alguns recursos de música erudita e música hispânica. Nos anos 70, esses artistas tornaram-se referência de qualidade na MPB pelo alto nível de performance e disseminaram suas inovações e influência a diversos cantos do país e do mundo.[2].

História

Clube da Esquina surgiu da grande amizade entre Milton Nascimento, e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), no bairro de Santa Tereza, Belo Horizonte, em 1963, depois que Milton chegou à capital para estudar e trabalhar. Milton acabara de chegar de Três Pontas, cidade onde morava a família e onde tocava na banda W's Boys com o pianista Wagner Tiso; com Marilton foi tocar na noite, no grupo Evolusamba. Compondo e tocando com os amigos, despontava o talento, pondo o pé na estrada e na fama ao vencer o Festival de Música Popular Brasileira e ao ter uma de suas composições, "Canção do sal", gravada pela então novata Elis Regina[3].

Influências

Fãs dos Beatles e The Platters novos integrantes vieram juntar-se: Flávio Venturini, Vermelho, Tavinho Moura, Toninho Horta, Beto Guedes e o letrista Fernando Brant. O nome do grupo foi ideia de Márcio que ao ouvir a mãe perguntar dos filhos, ouvia a mesma resposta: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão." De acordo com Lô Borges nos "bastidores" do seu DVD "INTIMIDADE" de 2008, o nome "Clube da Esquina" se deu por acaso, quando um amigo abonado, passando de carro pela esquina onde ele e os amigos se reuniam, resolveu convidá-los para seguir com ele para um clube onde a rapaziada mais abastada costumava se divertir. Como a condição econômica deles não permitia frequentar clubes, um deles respondeu: "Nosso clube é aqui,na esquina!". Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da Esquina, apresentando um grupo de jovens que chamou a atenção pelas composições engajadas, a miscelânea de sons que vão da Bossa Nova ao Rock Psicodélico, passando pelo Jazz, ritmos do interior de Minas, folk rock, da música erudita-popular de Villa-Lobos, e o nascente Rock Progressivo; e nas letras, riqueza poética. Por serem os primeiros na moderna MPB a promoverem a integração musical do Brasil com o restante da América Latina, lançaram as bases da chamada World Music; pela busca de ambientações sonoras, também são considerados os precursores da música New age no Brasil. Embora menos citado e/ou divulgado pela mídia mainstream que o Tropicalismo, para certos críticos mais sofisticados, sobretudo os ligados ao jazz, o Clube da Esquina chega a superar o movimento baiano-paulista, em sua contribuição para a renovação da sonoridade e qualidade na música popular brasileira e internacional, embora contemporâneos. O cantor e compositor Tavito faz referência às saudades do Clube da Esquina na música Rua Ramalhete.

Todos os seus integrantes engajaram numa carreira solo de sucesso, além da formação do grupo 14 Bis, que também fez muito sucesso desde a criação de O Terço.

Primeiro LP do Clube da Esquina de 1972

Clube da Esquina (1972)

Com influência sonoras das odisseias dos mineiros, o disco "Clube da Esquina", de 1972, queria mudar o mundo. Inseminado por jovens que cresceram em uma Minas Gerais com explosão de inventividade musical.[4]

Clube da Esquina 2 (1978)

Neste disco do ano de 1979, Milton Nascimento e amigos organizam um disco para o lado mais musical, com produção de Ronaldo Bastos.[5]

Principais integrantes

Considera-se que seus principais integrantes tenham sido Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Wagner Tiso, Tavinho Moura, entre outros.

Discografia

Ver também

Referências

  1. a b c Vilela, Ivan (2010). «Nada ficou como antes». Revista USP (87): 14-27 
  2. Museu Clube da Esquina. «Museu Clube da Esquina». Consultado em 23 de janeiro de 2015 
  3. Silvio Essinger. «Clube da Esquina». CliqueMusic 
  4. «Clube da Esquina». Consultado em 23 de janeiro de 2015 
  5. «Disco Clube da Esquina II». Consultado em 23 de janeiro de 2015 
  • BORGES, Márcio, Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da Esquina, Geração Editorial .

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.