Vasco SC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NBR Vasco
Nome NRB Vasco Sporting Club
Fundação 1951 (73 anos)
Estádio Fatorda Stadium
Capacidade 27.300
Localização Vasco da Gama, Goa
Presidente Mr. Nitin Bandekar
Treinador(a) ?
Patrocinador(a) NRB Group
Competição I-League (Segunda Divisão)
Website http://www.vascosportsclub.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Vasco Sports Club, antigo Clube de Desportos de Vasco da Gama, é uma equipa de futebol da Índia, fundada em 1951 na cidade de Vasco da Gama, no estado de Goa. Atualmente disputam a 2ª divisão da I-League, o segundo campeonato de futebol mais importante da Índia.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube de Desportos Vasco da Gama foi fundado em 1951, por moradores da cidade portuária de Vasco da Gama, Goa e militares portugueses aí estacionados.[1]

O seu nome foi inspirado no famoso clube brasileiro Vasco da Gama , e cores semelhantes foram adotadas. O clube começou por utilisar o Estádio Tilak Maidan para os seus jogos e para a preparação dos jogadores. Mais tarde a sede do clube foi construída nas proximidades, onde permanece até hoje.

Durante as últimas cinco décadas, o clube participou na maioria dos grandes torneios na Índia. Os anos 60 e 70 do século XX foram os mais produtivos para o clube, ganhando então alguns dos principais torneios como o Kerala Trophy, Stafford Cup, Bandodkar Gold Trophy, Chakola Gold Trophy e Sait-Nagjee Trophy. No entanto, não conseguiu o mesmo sucesso em outros torneios como a Rovers Cup, Bordoloi Shield e no Nehru Memorial Tournament, tendo perdido na final. No seu próprio estado, o clube venceu seis vezes a Liga Profissional de Goa entre 1954 e 1969.

Após duas décadas de grandes vitórias, a década de 80 troxe um declínio da prestação do clube em torneios tanto a nível estatual como nacional, mas conseguiu manter sempre uma posição de destaque entre os cinco maiores clubes de Goa. O declínio começou quando o grupo Bandekar retirou seu apoio e não foram encontrados novos patrocinadores para financiar o custo crescente de jogadores de primeira classe.

Ao longo das últimas cinco décadas, o clube recebeu uma grande ajuda financeira de muitos benfeitores filantrópicos não só da cidade portuária de Vasco, mas também de diferentes partes de Goa e de goeses residentes no estrangeiro.

Este curso foi invertido a partir de meados dos anos 90, sob a liderança de Noel De Lima Leitão, o qual obteve a ajuda do ex-defesa do Benfica de Portugal,José Fernandes André Cavaco Miglietti, como treinador. Seu trabalho duro foi recompensado quando o clube atingiu os quartos de final da KBL Federation Cup e se encontrou entre os contendores para a qualificação para a Primeira Divisão da Liga Nacional.

Patrocínio[editar | editar código-fonte]

O grupo local NRB tornou-se o novo patrocinador do Vasco Sports Club em 2012 com o objectivo que promover o clube de volta à divisão principal. O acordo de patrocínio tinha a duração inicial de um ano e implicou a mudança de nome do clube para NRB Vasco.[2]

Estádio[editar | editar código-fonte]

Atualmente, o Vasco, como outros clubes de Goa, joga no Estádio Fatorda situado em Margão. Este estádio foi inaugurado em 1989 e tem uma capacidade de 27.300 torcedores. Foi inicialmente foi conhecido como o Fatorda Jawarharlal Pandit Nehru Stadium por ficar na estrada com o mesmo nome do primeiro-ministro da Índia, Jawaharlal Nehru.

Referências

  1. «Home». Consultado em 27 de agosto de 2015 
  2. «Goa's Vasco SC sign NRB as sponsors». Consultado em 27 de agosto de 2015. Arquivado do original em 11 de fevereiro de 2015 
Bandeira de ÍndiaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol indianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.