Cnemidophorus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCnemidophorus
Cnemidophorus hyperythrus.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Família: Teiidae
Género: Cnemidophorus
Wagler, 1830
Espécies
Ver texto

Cnemidophorus é um gênero de lagartos da família Teiidae, cujo algumas espécies, como a Cnemidophorus uniparens, se reproduzem sem a participação de um macho (partenogêse), sendo composta unicamente por fêmeas-clones que se "acasalam", para estimular a ovulação. A origem dessas espécies incomuns são, na verdade, resultado de um acasalemento heterossexual entre o Cnemidophorus inornatus (pai) e o Cnemidophorus tigris marmaratus (mãe). Não são espécies que abandonaram o uso do macho nem uma espécies cujos machos se extinguiram, como muitos concluem erroneamente. São sim, resultado de um único exemplar fêmea, que nasceu de um cruzamento entre duas espécies diferentes de Cnemidophorus.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • As espécies partenogênicas do gênero Cnemidophorus são consideradas, erroneamente, como uma espécie que não se acasala com machos. Na verdade, essas fêmeas se acasalam com machos de outras espécies, ocasionalmente, produzindo descendente triplóides (com tres cromossomos).
  • Uma espécie unicamente clonal é incapaz de se adaptar às condições ambientais. Para haver diversidade e, por sua vez, capacidade de adaptação, é necessária e reprodução heterossexual.