Cnidoblasto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cnidócito)
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Nematocisto. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Nematocisto|{{subst:DATA}}}}.
Mecanismo de descarga do nematocisto

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos[1] .

Sob qualquer perturbação, detectada através do cnidocílio, o cnidócito desenvagina seu filamento urticante, o nematocisto ou cnida, liberando as substâncias tóxicas características de cada espécie. O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos.

O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.

Exemplos de animais com cnidoblastos:

Apesar de se terem encontrado tubos de nematocistos dentro de pentes-do-mar, estes animais não possuem cnidócitos, mas adquirem aqueles nematocistos por ingestão de medusas de quem são predadores.

Referências

  1. ColégioSãoFrancisco.com – Filo Cnidaria acessado a 4 de junho de 2009
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.