Coachella Valley Music and Arts Festival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coachella Valley Music and Arts Festival
O sol se põe sobre o palco principal do Coachella 2011.
Período de a(c)tividade 1999
2001 - atualmente
Número de edições 11
Fundador(es) Goldenvoice (AEG Live)
Local(is) Indio, California
 Estados Unidos
Data(s) Terceiro e quarto finais de semana de abril.
Gênero(s) Rock, Indie, Hip Hop, Música Eletrônica
Página oficial www.coachella.com

Coachella Valley Music and Arts Festival, Coachella Fest ou simplesmente Coachella, é um evento anual de música e arte com duração de três dias (anteriormente um ou dois dias até a edição de 2007), organizado pela Goldenvoice, uma subsidiária da AEG Live. O evento reúne em cada edição, na cidade de Indio, Califórnia, mais de cem shows de artistas da cena alternativa, do rock, do hip hop e da música eletrônica, em meio ao Vale de Coachella. O Festival conta com diversos palcos e tendas espalhadas no local. Os principais palcos são: Palco Coachella, Outdoor Theatre, Tenda Gobi, Tenda Mojave, e Tenda Sahara (em 2006 foi incluído uma tenda menor, o Espaço Oasis). Em 31 de maio de 2011 a Goldenvoice anunciou que a partir daquele ano o festival ocorreria sempre nos dois últimos finais de semana do mês de abril. O seu equivalente britânico é o Festival de Glastonbury.

O festival de Coachella tem um entorno desértico (a cidade de Indio faz parte do Deserto da Califórnia), com temperaturas diurnas que com frequência se elevam a mais de 38°C. O festival conta com a cobertura de poucas nuvens ou sombra. A temperatura diminui drasticamente depois do entardecer.

História[editar | editar código-fonte]

Amy Winehouse no Coachella Fest em 2007.

O primeiro Coachella aconteceu em 1999, e teve dois dias de shows, que incluíram Beck, Morrissey e The Chemical Brothers. Mais ou menos 25.000 pessoas compareceram. Apesar disso, problemas financeiros com a primeira edição não permitiram a realização do festival no ano seguinte. Em 2001, os organizadores deram mais um chance para a empreitada. A edição de 2001 contou com a reunião da banda Jane's Addiction. Nos anos seguintes muitas bandas se reuniram no festival, como Siouxsie and the Banshees, Iggy & The Stooges, Kraftwerk, Pixies, Bauhaus, Gang of Four, Nine Inch Nails, Cocteau Twins, Daft Punk, Massive Attack, Tool, Rage Against the Machine, The Jesus and Mary Chain, Portishead, Madonna, Manu Chao, Coldplay, Radiohead, Björk, The Verve, Amy Winehouse entre outros. Em 2009 os headliners foram Paul McCartney, The Killers, Morrissey, Franz Ferdinand, M.I.A. e The Cure.

Entre 16 e 18 de abril de 2010 o festival atraiu mais de 75.000 expectadores por dia. Ao longo dos três dias de festa compareceram ao festival cerca de 225.00 pessoas. Os principais artistas que se apresentaram nesta edição do festival foram Jay-Z, Muse e Gorillaz, juntamente com LCD Soundsystem, Faith No More, Pavement, Thom Yorke (do Radiohead) e sua banda Atoms for Peace, Tiesto e Them Crooked Vultures. Outros shows notáveis foram de Fever Ray, Porcupine Tree, deadmau5, La Roux, MGMT, Florence and the Machine, Spoon, Bassnectar, Phoenix, Vampire Weekend, a brasileira Céu, Echo & the Bunnymen, The Specials, Public Image Ltd., Orbital, Sly Stone e David Guetta.

A edição de 2011 do festival foi encabeçada por Kanye West, também merece destaques as performances de Mumford & Sons, Big Audio Dynamite, Arcade Fire, Darren Criss , Kings of Leon e Black Keys, além de outras 190 atrações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Festivais de Música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.