Coalhada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Coalhada

A coalhada é um alimento lácteo natural muito consumido em todo o mundo cuja produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite. Tal coagulação do leite pode ser obtida usando uma enzima designada quimosina ou coalho.

O leite coalhado é a parte sólida, resultante da coagulação do leite, enquanto a parte líquida é designada por soro

Propriedades[editar | editar código-fonte]

A coalhada contribui para o equilíbrio do flora intestinal ao promover o seu balanceamento e, como resultado, modular diarréias causadas pelo uso de antibióticos, por situações de estresse e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, principalmente de idosos.

Ilya Mechnikov, cientista russo, em suas investigações, concluiu que as bactérias fermentativas exercem ação inibitória sobre outras bactérias do intestino, contribuindo para a sua desintoxicação, o que portanto prolonga a vida. A longevidade dos povos dos Balcãs, península no sudeste da Europa era resultado de uma dieta rica em leites fermentados.

A coalhada é base para o queijo Labneh, trazido pelos sírios para o Brasil.[1] Tal queijo, de formato pastoso ou semicremoso, pode ser condimentado com ervas, especiarias ou frutas, salgado, adoçado ou ser deixado em estado natural.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Adm. do sítio web (2011). Receita de queijo Labne (coalhada seca) Queijos do Brasil. Visitado em 23 de julho de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.