Cobá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Cobá é uma grande cidade pré-colombiana em ruínas da civilização maia, localizada no Estado de Quintana Roo, Península de Iucatã no México.

A maior parte da cidade foi construída em meados do período clássico da civilização maia, entre os anos de 500 e 900 da nossa era. Após 1000, a cidade perdeu importância política, ainda que pareça ter conservado a sua importância simbólica e ritual, que lhe permitiu recuperar certa hierarquia entre 1200 e 1500, quando se construíram diversos edifícios já dentro do estilo “costa oriental”.

Património[editar | editar código-fonte]

Pirâmide de Nohoch Mul - Cobá
Estela - Cobá

Cobá tem como principal monumento a pirâmide de Nohoch Mul ou o “Castillo”, com 42 metros de altura. Podem ser encontradas estelas, ricamente trabalhadas em baixo relevo, do final do período clássico. Possui um observatório astronómico, um campo de jogos para o denominado jogo da bola e uma pirâmide pequena logo na entrada da zona arqueológica.

A cidade de Cobá governava um território importante e lutava contra a cidade Maia-Tolteca de Chichén Itzá. Cobá comercializava com as pequenas cidades maias da costa do Mar das Caraíbas tais como Xcaret, Xel-Há, Tankan e Tulum.

A pirâmide de Cobá domina uma região de lagos. Uma via sagrada maia ou "sacbé" ligava-a à cidade de Yaxuna, em perfeita linha recta e com uma extensão de cerca de 100 Km.

No momento da consolidação do controle espanhol da península (cerca 1550 d.C.), Cobá encontrava-se totalmente desabitada, e só com a chegada dos célebres viajantes John Stephens e Frederick Catherwood em meados do século XIX, é que a cidade volta a ser mencionada.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Comunidade indígena Maia

Cobá é um destino turístico muito procurado, só uma pequena parte da cidade foi limpa da selva e restaurada pelos arqueólogos. Existem guias locais, na entrada da zona arqueológica, que guiam os turistas, podendo também optarem por serem transportados num triciclo alugado.

Localização geográfica: 20º29'41" N e 87º44'07" W

Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]