Cob-leche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCob-leche
LechweBotswana.JPG

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Reduncinae
Género: Kobus
Espécie: K. leche
Nome binomial
Kobus leche
Gray, 1850

O cob-leche (Kobus leche) é um antílope da família dos bovídeos, nativo do delta do Okavango e das zonas pantanosas da Zâmbia e República Democrática do Congo. A sua pelagem é marrom-avermelhada, mais escura nas costas, enquanto o queixo e a garganta são brancos. Os machos apresentam chifres adornados por anéis nas pontas com até 60 cm de comprimento. O período de gestação, de cerca de 200 dias, resulta num filhote por vez. O habitat natural do cob-leche são o pântano e as planícies alagadas. Nadam bem e galopam com naturalidade em campos lodosos, mas tem uma certa dificuldade para se locomover em terra firme. A subespécie Kobus leche robertsi foi declarada extinta em 1994.1

Referências

  • WILSON, D. E., REEDER, D. M. eds. (2005). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª ed. Johns Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, 2.142 pp. 2 vol.
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.