Cochise (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Cochise"
Single de Audioslave
do álbum Audioslave
Lançamento 2002
Formato(s) CD single
Gênero(s) Hard rock, rock alternativo
Duração 3:42
Gravadora(s) Epic
Composição Cornell, Morello, Commerford, B. Wilk
Produção Rick Rubin
Cronologia de singles de Audioslave
Último
Último
"Like a Stone"
(2003)
Próximo
Próximo

"Cochise" é o primeiro single do Audioslave para o seu disco de estréia, Audioslave.

O single foi lançado com uma capa em preto e branco. A diferença entre os dois discos, além da capa, é que a versão "preta" só contem a música Cochise, enquanto a versão "branca" contém as músicas "We Got The Whip", uma versão ao vivo de "Gasoline" e o videoclipe de "Cochise".

Faixas[editar | editar código-fonte]

Versão negra[editar | editar código-fonte]

  1. "Cochise" - 3:42

Versão branca[editar | editar código-fonte]

  1. "Cochise" - 3:42
  2. "We Got The Whip" - 4:05
  3. "Gasoline (Live From Letterman)" - 4:43
  4. "Cochise (Vìdeoclipe)" - 3:42

Informações sobre a música[editar | editar código-fonte]

Em uma entrevista, o guitarrista Tom Morello disse sobre a canção:

Cochise foi o último grande chefe indígena Americano a morrer livre e absolutamente invicto. Quando uma grande quantidade de membros de sua família foram capturados, torturados e enforcados pela Cavalaria dos EUA, Cochise declarou guerra a toda a costa Sudeste e entrou numa violência profana, uma expedição guerreira para acabar com todas as expedições guerreiras. Ele e seus guerreiros mataram milhares de colonizadores. Cochise, o vingador sem-medo e determinado, atacou todos em seu caminho com uma fúria desenfreada.[1]

"Cochise" foi incluída no jogo Guitar Hero de Playstation 2. A música foi também incluída no filme Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby.

Uma curta parte da canção foi também utilizada no 3° episódio da 15ª temporada dos Simpsons, "Midnight Towboy".

A música foi também usada em uma montagem depois que os "New York Giants" vencem os "New England Patriots", no Super Bowl XLII.

Foi também utilizada nos trailers do filme Iron Man.

Técnicas de guitarra[editar | editar código-fonte]

Tom Morello chegou ao riff da introdução por acidente. Ele tinha um guitarra em seu colo e seu pedal de delay configurado em "tocar-de-volta" e, enquanto escrevia notas de uma música, ele rapidamente bateu nas cordas com uma caneta em sua mão direita. Isso reproduziu um som semelhante ao de um helicóptero. Quando o Audioslave gravou a canção, Morello fez o mesmo procedimento, com seu Whammy Digitech a uma oitava abaixo, e batendo nas cordas com a mão esticada. Jú

Vídeoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe de acompanhamento, dirigido por Mark Romanek e produzido por Aris McGarry, mostra Chris Cornell em uma alta plataforma, presumivelmente a esperar pelos demais membros, simbolizando um cantor sem uma banda. Enquanto isso, Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk se dirigem à plataforma em uma pickup Ford, simbolizando uma banda sem um cantor. Eles pegam um elevador para o topo da plataforma, onde eles tocam no topo do local com uma chuva de fogos de artifício sendo disparados ao fundo. Ao final do vídeo, eles se abraçam, simbolizando a nova banda formada.

A quantidade de fogos de artifício lançadas durante a filmagem fez com que residentes próximos relatassem um possível ataque terrorista.[2] [3] Esse vídeo foi também censurado em alguns lugares, devido ao fato de conter uma grande quantidade de luzes piscantes, e poderia causar ataques epiléticos em algumas pessoas. No começo do vídeo, aparece na tela o seguinte: "PLAY LOUD".

Esse vídeo está disponível como um "corte do diretor" do DVD The Work of Director Mark Romanek e tem a filmagem incluída. Há maior ênfase aos fogos de artifício e às luzes durante o vídeo.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Letra por Chris Cornell.
  • Música montada por todos os integrantes.
  • Gravada por Harvey Goldberg.
  • Engenharia musical por Thom Russo.
  • Técnico assistente: Miles Wilson.
  • Gravação adicional na Akademie Mathematique of Philosophical Sound Research, Los Angeles, Califórnia.
  • Mixado por Rick Rubin e Thom Russo na Akademie of Mathematique of Philosophical Sound Research, Los Angeles, Califórnia.

Referências

  1. Armor, Jerry (20-09-2002). "Yahoo! Music - Audioslave, Ex-Rage Cornell Band, Announces Tracklist". Yahoo! Music. Acesso em 26-09-2008.
  2. "The Audioslave Fan Forum - Audioslave FAQ". audioslaved.com. Acesso em 12-05-2007.
  3. Monks, Jon (Set/2003). "Stylus Magazine - Audioslave album review". Stylus Magazine. Acesso em 26-09-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.