Cocker spaniel americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cocker Spaniel Americano)
Ir para: navegação, pesquisa
Cocker spaniel americano
Cocker Spaniel Americano num campo de agility
Nome original American Cocker Spaniel
País de origem  Estados Unidos
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 8
Seção 2 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água - levantadores de caça
Estalão #167 - 17 de maio de 1993

Cocker spaniel americano [Nota] (em inglês: American Cocker Spaniel) é uma raça canina oriunda dos Estados Unidos. Estes caninos "nasceram" após conflitos entre criadores do cocker spaniel inglês, que desejavam animais mais aptos ao trabalho. Tendo então abandonado o clube, criaram um animal menor, de pelagem mais longa e densa e de inclinação característica na linha dorsal. Descendente direto do canino inglês, ambas as raças possuem variações em sua nomeclatura: Enquanto o spaniel inglês é chamado apenas de cocker spaniel na Inglaterra, o mesmo acontece em oposto nos Estados Unidos, onde cocker americano é apenas conhecido por cocker spaniel. Sempre presente na lista das dez raças mais populares no mundo, é descrito como um cão companheiro, charmoso e belo, de personalidade amável e muito ligado a família. Podendo pesar até 13 kg e medir 39 cm, tem a pelagem variando em diversas cores. Entre as principais efermidades que podem acometer os exemplares desta raça estão a epilepsia e os problemas oculares e renais. Na cultura humana, um dos cockers americanos mais conhecidos é Dama, da animação A Dama e o Vagabundo produzida pela Disney em 1955.[1]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 152 e 153

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cocker spaniel americano
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.