Cocktail dress

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cocktail dress

Um cocktail dress é um vestido elegante, de material sofisticado (seda, musselina ou crepe) cuja barra geralmente vai até os joelhos, usado por mulheres em festas e ocasiões formais que não exijam vestidos de gala. É o equivalente feminino do traje passeio completo e deve ser acompanhado de sapatos de salto alto e meias finas.1

Características[editar | editar código-fonte]

O comprimento dos cocktail dresses varia de acordo com a moda e os costumes locais. Varia de pouco acima dos joelhos até a altura dos tornozelos. Quando a barra dista cerca de duas polegadas acima do tornozelo, é denominado de tea length e quando quase toca o tornozelo, é denominado ballerina length, embora este comprimento usualmente recaia na categoria de vestidos de noite.

Em ocasiões semi-formais, menos elaboradas, cocktail dresses mais curtos podem ser usados quando os cavalheiros usam ternos escuros. Até meados do século XX, este tipo de vestido era denominado late afternoon.

Em ocasiões formais, um cocktail dress mais longo pode ser usado, embora em fins da década de 1960 e início da década de 1970, cocktail dresses curtos estavam na moda até mesmo em recepções que exigiam traje de gala.

A partir dos anos 1980, um vestido passou a ser considerado cocktail menos pelo seu comprimento e mais pelo nível de suntuosidade atingido pelo vestuário.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vestuário ou moda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.