Coco avant Chanel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Coco avant Chanel
Coco avant Chanel (PT)
Coco antes de Chanel (BR)
 França
2009 • cor • 105 min 
Direção Anne Fontaine
Roteiro Anne Fontaine e Edmonde Charles-Roux (livro)
Elenco Audrey Tautou
Benoît Poelvoorde
Alessandro Nivola
Emmanuelle Devos
Marie Gillain
Género drama
Idioma francês
Página no IMDb (em inglês)

Coco avant Chanel ('Coco antes de Chanel' (título no Brasil) ou 'Coco avant Chanel' (título em Portugal)) é um filme que estreou no Brasil em novembro de 2009 que conta a história da famosa estilista francêsa Gabrielle "Coco" Chanel desde a infância pobre até a criação de um império da indústria da moda a Chanel S.A com sede na França.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após a morte da mãe, Gabrielle “Coco” Chanel é deixada pelo pai num orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalha numa alfaiataria durante o dia e canta num cabaré à noite. Lá conhece o milionário Étienne Balsan, e tem um relacionamento com ele, até ele voltar para sua cidade. Percebendo as poucas perspectivas de vida, Coco resolve fazer suas malas e ir atrás dele, pedindo abrigo em sua casa por um breve período, que se alonga mais do que ele esperava. É fazendo roupas para o amante que Chanel desenvolve o talento de estilista. Logo passa a usá-las também, ultrapassando os limites entre a vida, o amor e o trabalho. Mesmo vivendo apaixonadamente sabia, no entanto, que nunca se casaria; nem com o homem de sua vida, Boy Capel. Afrontando as convenções do seu tempo, Chanel inventa a mulher moderna.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

Coco avant Chanel tem recepção favorável por parte da crítica profissional. Com a pontuação de 63% em base de 128 críticas, o Rotten Tomatoes chegou ao consenso: "Apesar de não capturar muito a complexidade da vida de seu tema, Coco Avant Chanel continua a ser uma fascinante e apropriadamente linda homenagem".[2]

Referências

  1. Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel) - InterFilmes.com (em português). Visitado em 17 de dezembro de 2013.
  2. Coco Before Chanel - Rotten Tomatoes (em inglês). Visitado em 17 de dezembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]