Coentro-bravo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaCoentro-bravo
Hombay3.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Apiales
Família: Apiaceae
Género: Eryngium
Espécie: E. foetidum
Nome binomial
Eryngium foetidum

O coentro-bravo (Eryngium foetidum), também cohecido como chicória na região norte do Brasil e coentro-largo na Bahia, é uma planta perene, de hábito herbáceo, nativa das regiões tropicais das Américas. É utilizada para condimentar pratos típicos da Amazônia, como o tacacá e o pato no tucupi. Faz também parte da culinária de outros países da América Latina e, principalmente, do Caribe, onde é conhecido como culantro ou recao, na maioria dos países de língua espanhola e nos Estados Unidos, panicaut fétide em francês[1] e fitweed nos países de língua inglesa. Vários nomes da planta em outros idiomas vêm do francês chardon bénit, embora esse seja o nome, em francês atual, de outra planta, o cardo santo (Cnicus benedictus).[2] A utilização do coentro-bravo se disseminou também na Ásia, onde recebe os nomes de bhandhanya (Índia), ngò gai (Vietnam) e phak chi farang (Tailândia).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) Mexican Coriander. Sand Mountain Herbs. Página visitada em 4 de novembro de 2012.
  2. (em francês) Cnicus benedictus L., 1753. Inventaire national du patrimoine naturel. Página visitada em 4 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Apiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.