Coexist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"Coexista", ou "Coexistar" (tradução livre para o português) é uma logo criada pelo artista polonês Piotr Mlodozeniec[1] .

Significado[editar | editar código-fonte]

A logo é formada pelo intercambiamento dos três símbolos das religiões monoteístas que consideram Abraão como seu patriarca.

A letra "C" foi trocada pelo Crescente Islâmico, símbolo adotado em várias bandeiras de países em que há predominância de muçulmanos na população.

O símbolo judaico conhecido como "Estrela de Davi" foi inserido na logo na posição da letra "X". Segundo a tradição judaica, este símbolo era grafado no escudo do exército do reino de Israel desde os tempos do reinado de Davi.

A letra "T" foi permutada pelo símbolo maior do cristianismo, a Cruz de Cristo. Esta representa a expiação dos pecados da humanidade por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário.

A união desses símbolos numa só palavra, "Coexista", sugere a idéia de convivência pacífica entre as religiões abraâmicas. Tal convivência pressupõe o respeito às crenças e aos preceitos das outras religiões sem o abandono ou sincretismo dos mesmos.

A letra "A" é utilizada para mostrar a atea

História[editar | editar código-fonte]

Uma das versões sobre sua origem provém da inspiração de dois estudantes americanos que, ao perceberem a forte discriminação étnica e religiosa, no ambiente acadêmico, criaram o logo, com o objetivo de mostrar que o Deus das três religiões é o mesmo[2] .

No entanto, o seu sentido atual, baseado na obra do artista polônes, sustenta a concepção de que o símbolo visa "sensibilizar e conscientizar a sociedade para a importância da integração, diálogo e do respeito ao 'outro', levando uma mensagem de diálogo e entendimento universal"[1] . Dessa forma, ignorando a ideia de sincretismo para, contudo, sustentar a tolerância, o diálogo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63707.shtml (15/01/2008)
  2. http://www.revistaenfoque.com.br/index.php?edicao=57&materia=376 (15/01/2008)


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.