Cofap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura a Comissão Federal de Abastecimento e Preços, veja COFAP (comissão).

A Cofap (Companhia Fabricadora de Peças) é uma empresa do setor de peças automotivas fundada em 1951 pelo brasileiro, filho de imigrantes russos, Abraham Kasinski.[1]

Em 1998 Kasinsky vendeu a empresa para o grupo italiano Magneti Marelli, fabricante de sistemas automotivos.[2]

A marca Cofap e em especial um dos seus produtos, o "amortecedor turbogás", ficaram muito conhecidos nos anos 90 pelas peças publicitárias feitas pela agência W/Brasil, protagonizadas pelo cachorrinho da Cofap, um cão da raça Dachshund.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1917, no bairro do Brás, em São Paulo nasce Abraham Kasinsky, o homem que se tornaria o fundador da Cofap. Aos dez anos de idade, começou a trabalhar na loja de auto-peças de seu pai, chamada de Três Leões. Com a morte de seu pai, depois de alguns anos Kasinsky percebeu que a loja estava com seus dias contados. Em 1931, ele resolveu se juntar ao seu irmão para lançar a Cofap, empresa especializada em peças undercar, que são aquelas usadas na parte de baixo dos carros.

Nos anos 70, depois de se consolidar no mercado, a empresa começou a se dedicar para a exportação dos seus produtos. Depois de muito suor e esforço, a expansão deu resultado e fez com que o faturamento da marca chegasse à mais de US$ 1 bilhão por ano. A marca ficou ainda mais conhecida por ter patrocinado carros de corrida que fizeram história no país, como aqueles que participavam da Copa Shell de Marcas e Pilotos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Funda-se no Brasil a primeira fábrica de anéis de segmento». Automóveis e Acessórios, ano 6, edição 66, páginas 23-25/republicado pela Biblioteca Nacional-Hemeroteca Digital Brasileira. Junho de 1951. Consultado em 18 de fevereiro de 2024 
  2. Morre aos 94 anos o fundador da Cofap e Kasinski Motos Portal Terra, 9/2/2012
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.