Colégio 7 de Setembro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Colégio 7 de setembro)
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Colégio 7 de Setembro é uma instituição educacional particular que atende alunos da educação infantil, educação fundamental e ensino médio, localizada no município de Fortaleza, Ceará. O colégio possui duas sedes no Centro, duas no bairro Aldeota e um Centro de Desenvolvimento Educacional (C.D.E.) em Maracanaú. O grupo dono do colégio também é dono da Faculdade 7 de Setembro.

História[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1935, um jovem professor e acadêmico de Direito, com apenas 21 anos, começou a viver um sonho de educação. Naquele mês, o Professor Edílson Brasil Soárez iniciava sua obra com apenas dois alunos, em uma sala cedida pela Igreja Presbiteriana de Fortaleza.

Durante 40 anos, o Dr. Edílson, voltado para seu objetivo maior - preparar para a vida jovens cearenses - buscou os melhores professores, analisou cada detalhe do funcionamento e participou pessoalmente de todos os eventos da Escola. Com esses esforços, organizou o Colégio como um estabelecimento escolar padrão, onde seus alunos recebiam uma sólida formação curricular, em um ambiente de disciplina e respeito. Em 1946, o Dr. Edílson, então já um dos nomes mais conceituados da Educação do Ceará, com dinamismo e fé em Deus, duas de suas principais características, mudou a sede do Colégio para a Av. do Imperador, 1330 onde, até hoje, funciona a sede Nila Gomes de Soárez (NGS).

Em 1975, faleceu o Dr. Edílson. A sua morte suscitou, além de um grande vazio, uma dúvida sobre o futuro do Colégio 7 de Setembro. A resposta não tardou. Sua esposa, Profª. Nila Gomes de Soárez, juntamente com seus filhos, Ednilton e Ednilze, entenderam que a maior homenagem a prestar ao inesquecível mestre seria continuar a sua obra. A aliança estabelecida entre a família Soárez, professores e demais colaboradores, em grande parte ex-alunos, foi e continua sendo o ponto-chave do sucesso do 7 de Setembro.

A década de 90 trouxe a expansão da infra-estrutura escolar. Em 1993, foi inaugurada na Aldeota a sede Edílson Brasil Soárez (EBS). Em 1994, decidiu-se pela construção de uma segunda sede no centro da cidade, denominada Diplomata Ednildo Gomes de Soárez (EGS), onde passaram a funcionar o Ensino Médio e o Pré-Universitário. Em 1998, realizou-se a modernização da sede NGS e a inauguração do Centro de Desenvolvimento Educacional (CDE), em Pajuçara. Em 2000, nasce a FA7 - Faculdade 7 de Setembro.

Entre 1990 e 2005, a família Soárez, numa demonstração de comprometimento com o ideal dos fundadores, incorporou à equipe gestora Ednilo e Ednísio Gomes de Soárez, filhos de Edílson Brasil Soárez, e Edílson, Alessandra e Henrique, seus netos.

O ano de 2005 foi marcado por vitórias e também duras perdas. Em julho, a FA7 colou grau das suas primeiras turmas de Pedagogia e Administração. As celebrações dos 70 anos de existência do Colégio 7 de Setembro foram interrompidas quando, em um intervalo de 29 dias, faleceram Ednísio, engenheiro responsável, dentre outros, pela construção do CDE, e Nila, principal responsável pela continuação da obra do Dr. Edílson.

Em outubro de 2006, teve início a reescrita do Projeto Político Pedagógico. Sob a orientação da Profª. Estrêla Fernandes, a comunidade escolar investiu 2 anos de trabalho para discutir e estabelecer as diretrizes pedagógicas da escola para os anos seguintes. Além de definir os rumos para o futuro, a comunidade setembrina emergiu, em dezembro de 2008, fortalecida pelos momentos de estudo e entrosamento proporcionados pelos trabalhos de articulação do PPP.

No ano de 2007, o 7 de setembro inaugurou o Núcleo de Educação Infantil da sede Aldeota (EBS), composto de vários equipamentos, tais como: piscina semi-olímplica, campo de futebol society, espelho d'água para atividades aquáticas, fazendinha com animais, réplicas reproduzindo os espaços de um supermercado, um salão de beleza e um consultório, além de dois auditórios e uma quadra de esportes polivalentes.

Durante 2008, o Colégio inovou com a introdução do Sistema de Tempo Integral Bilíngue na sede da Aldeota. Neste mesmo ano, a FA7 foi confirmada pelo MEC, pelo 3º ano consecutivo, como a melhor faculdade do Ceará (segundo resultados no ENADE e no IGC) e o Instituto FA7 consolidou-se como referência cearense em estudos da gestão empresarial, através de parcerias com o COPPEAD, a PUC-SP, entre outros.

Em 2011, foi inaugurado o 1º Laboratório de tablets do Ceará, na sede Aldeota (EBS) e, em seguida, na sede Centro (NGS), como ferramenta para os alunos desenvolverem suas atividades pedagógicas.

O 7 de Setembro reafirma o ideal de oferecer à sociedade uma educação de qualidade, que forma cidadãos participativos e solidários e que, primordialmente, valoriza o potencial de cada um dos seus alunos. [1]

Comemorações especiais do Colégio 7 de Setembro[editar | editar código-fonte]

O Colégio 7 de Setembro teve laços muito fortes com a vida cultural fortalezense e seu próprio fundador, Dr. Edilson Brasil Soárez inseriu a SEMANA DA PÁTRIA NO CEARÁ, onde se comemora o Dia da Independência e o aniversário de fundação da instuição Colégio 7 de Setembro.

O Caratér Conta É um projeto criado pelo colegio incentivando os 5 pilares apresentados: Respeito,Zelo,Cidadania,Sinceridade e Justiça

Passeios escolares Além de ter um dos melhores ensinos do Ceará o colégio apresenta passeios como para: Beach Park Viagens para o Exterior Acamp7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. www.c7s.com.br