Colégio Duque de Caxias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Colégio Duque de Caxias é uma tradicional instituição de ensino localizada na Baixada Fluminense, na cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Foto Colegio Duque

A instituição foi fundada em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial, no contexto da redemocratização vivida pelo país com o término do Estado Novo. Tinha como objetivo maior o de promover uma educação alinhada às prioridades sociais que necessitavam as camadas populares do país.

No plano local, a sua fundação, dois anos após a criação do município de Duque de Caxias, correspondeu às expectativas da população em termos de desenvolvimento econômico e social da região.

O seu primeiro diretor foi Ely Combat, membro de uma tradicional família de emigrantes suíços, radicados na serra fluminense, no município de Bom Jardim ligados à colonização de Nova Friburgo desde o século XIX.[1]

Em 1965 foi fundado o "Centro Educacional João Combat", entidade civil sem fins lucrativos, que passou a manter o Colégio. Durante a gestão do seu primeiro primeiro presidente, José Carlos Pinto Guedes Botelho de Souza, a entidade foi registrada no CNAS, e considerada de Utilidade Pública, inicialmente Municipal e Estadual e, por fim, Federal.

Notas

  1. LACERDA, Stélio. Tempos de Colégio - Memórias. 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.