Colégio Marista São José

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Colégio Marista São José é um tradicional colégio no Rio de Janeiro, administrado pelos irmãos Maristas desde o ano de 1902.

História[editar | editar código-fonte]

Foi primeiramente instalado numa edificação de 1739, na Ladeira do Seminário, no bairro do Rio Comprido, que anteriormente abrigara o Seminário Diocesano São José e foi cedido aos Maristas em 4 de fevereiro de 1902.

Alguns anos depois, duas novas unidades foram criadas: o Externato, na Rua Barão de Mesquita, e o Internato, na Rua Conde de Bonfim, ambas na Tijuca. Ainda no começo do século XX, a Unidade do Rio Comprido foi vítima de um incêndio e devolvida à Arquidiocese. Na década de 1990, o Colégio Marista São José vendeu o antigo Externato em troca de um terreno no Recreio dos Bandeirantes. Contudo, segundo noticiou o Jornal O Globo em 09/02/2014, o antigo Externato da Rua Barão de Mesquita foi recomprado pelo próprio Colégio Marista São José cuja pretensão é de reinaugurá-lo no ano letivo de 2015. Deste modo, serão três unidades: Tijuca (Usina e Barão de Mesquita) e Barra.

Entre seus alunos, estão figuras ilustres como José Basílio da Gama, Mário Jorge Lobo Zagallo, Orlando Drummond, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, Cristóvam Buarque a jogadora de vôlei Shelda.

O colégio já serviu de locação para filmes como Uma Escola Atrapalhada e O Noviço Rebelde, para séries como O Portador e para diversos programas de televisão, como as Comédia da Vida Privada e a minisérie Hilda Furacão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]