Colégio Militar Dom Pedro II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CMDP II
Colégio Militar Dom Pedro II
Lema Ensino e Disciplina Juntos na Educação
Tipo Público
Fundação 21 de fevereiro de 2000 (14 anos)
Localização Brasilia, DF, Brasil, Brasil
Endereço Lote 03, Setor de Áreas Isoladas Sul – Asa Sul - Brasília - DF
Cursos oferecidos Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio
Diretor(a) Maj Paulo César da Silva Júnior
Mantenedor(a) Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
Alunos 2200[1]
Página oficial http://www.cmdpii.com.br/
Facebook http://www.facebook.com/colegiocmdpii
Twitter http://www.twitter.com/colegiocmdpii

O Colégio Militar Dom Pedro II é uma instituição de ensino pública brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A escola é administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e foi inaugurada no ano de 2000.[1]

É uma entidade de ensino preparatório e assistencial situado na área da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, no Lote 03 no Setor de Área Isoladas Sul na Asa Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Os estudos e o planejamento inicial para a criação e implantação de um colégio que ministrasse educação básica aos dependentes dos bombeiros militares foram iniciados durante o comando do Cel. QOBM/Comb. José Rajão Filho, Comandante-Geral do CBMDF à época.

Julho de 1999, o então Deputado Distrital José Rajão, através de lei distrital de sua autoria, estabelece a criação do Colégio Militar Dom Pedro II. Em sua justificativa apresentada no Projeto de Lei n.º 099, daquele mesmo ano, descreve que tal criação vem ao encontro de um antigo anseio da Corporação em viabilizar aos dependentes de seus integrantes um centro de ensino de excelência a um baixo custo.

O nome dado ao Colégio também nos remete a uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II, por ter sido ele o criador do Corpo de Bombeiros da corte, através do Decreto Imperial n.º 1.775, de 2 de julho de 1856, embrião do atual Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal do qual o Imperador é o Patrono.

A Lei n.º 2.393, de 7 de junho de 1999, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 8 de junho de 1999 (republicada no DODF de 26 de agosto de 1999) e regulamentada pelos Decretos n.° 21.298, de 29 de junho de 2000 e 24.513, de 31 de março de 2004, que cria o Colégio Militar Dom Pedro II, na área da Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal demonstrou ser extremamente exígua de informações primárias e básicas sendo ainda enxuta em relação aos detalhes esclarecedores do funcionamento do Colégio.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.