Colégio Militar de Belo Horizonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio Militar de Belo Horizonte
CMBH
Colégio Militar de Belo Horizonte
Colégio Militar de Belo Horizonte
Informação
Localização Belo Horizonte
Minas Gerais
Fundação 1955, pelo Pres. João Café Filho
Lema "Educação e Disciplina"
Afiliações Sistema Colégio Militar do Brasil
Comandante Coronel Leonardo WERDAN Torres
Página oficial
https://www.cmbh.eb.mil.br/

O Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) é uma instituição militar de ensino localizada em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, no Brasil. O Colégio é uma unidade acadêmica do Exército Brasileiro e é subordinado à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial.

História[editar | editar código-fonte]

O Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH) constitui a concretização de uma aspiração baseada na grata lembrança do Colégio Militar de Barbacena, criado em 1912 e extinto no fim do ano de 1925.

Em 31 de março de 1955, o então Governador de Minas Gerais, Clóvis Salgado, proclamou, no seu discurso de posse, o propósito de trabalhar pela recriação de um Colégio Militar em Minas Gerais, uma afirmação que ia ao encontro do programa do Ministro da Guerra, General Henrique Teixeira Lott.

Já em 4 de julho de 1955, o Presidente da Assembleia Legislativa encaminhava ao Ministro da Guerra a Indicação nº 200, em que era sugerida a possibilidade de se organizar, em Belo Horizonte, um Colégio Militar, “a fim de possibilitar aos mineiros rápido ingresso nas fileiras do Exército Nacional”. No dia 12 de setembro de 1955, o Presidente da República, Café Filho, assinava o Decreto nº 37.879, que criou o Colégio Militar de Belo Horizonte.

De acordo com o Decreto, o Colégio seria instalado no prédio destinado ao Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte. Provisoriamente, funcionaria no edifício antes usado pelo Colégio Estadual de Minas Gerais, localizado na avenida Augusto de Lima, próximo ao centro da cidade, até o término das obras na Pampulha.

A inauguração e o início das aulas realizaram-se a 21 de abril de 1956, em solenidade que contou com a presença de autoridades militares e civis.

A partir de 1960, com a conclusão das obras, o Colégio passou a funcionar totalmente reunido na Pampulha.

Perfil[editar | editar código-fonte]

O ensino no Colégio Militar de Belo Horizonte orienta-se pela legislação federal relativa aos ensinos fundamental e médio, tendo peculiaridades e características exclusivas que o identificam como parte do Sistema Colégio Militar do Brasil. Integrante da estrutura do Exército Brasileiro, o CMBH subordina-se diretamente à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, a quem cabe supervisionar, controlar, orientar e coordenar as atividades didático pedagógicas de todos os Colégios Militares.

A formação escolar no CMBH compreende os ensinos fundamental e médio, com todo o processo educacional baseado nos valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. São ministradas, em todas as séries, instruções cívicas e militares, com os objetivos de contribuir para o desenvolvimento de atributos da área afetiva e despertar vocações para a carreira militar, em particular no Exército.

No ensino médio, é oferecida, ainda, a oportunidade para a prestação do Serviço Militar Inicial por meio do Curso de Formação de Reservistas, enquanto que a 3ª série do ensino médio funciona dentro de estrutura direcionada para os concursos vestibulares. Os índices de aprovação têm sido muito bons.

Proposta Pedagógica[editar | editar código-fonte]

Canhão na rua de entrada do CMBH.

Mais do que instruir, o CMBH busca proporcionar a seus alunos educação integral, para o que trabalha com igual intensidade os domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.

As práticas didático pedagógicas em vigor nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do sistema de ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem também à Lei de Diretrizes e Bases, principal referência que estabelece os princípios e finalidades da educação nacional. Por este último diploma legal, todos os estabelecimentos de ensino do país devem possuir uma proposta pedagógica própria, verdadeira síntese dos objetivos e da orientação que imprimem à ação educacional.

Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas que guardam estreita e cerrada relação com o esforço de modernização do ensino, implementado pelo Exército nos últimos cinco anos.[1]

O Colégio[editar | editar código-fonte]

O CMBH ocupa área total de 513.000 m² e abriga, atualmente, cerca de 750 alunos, sendo aproximadamente 42% do segmento feminino. Fiel à sua destinação de Ensino Assistencial (a Portaria do Comandante do Exército nº 160, de 20 de abril de 2004, permitiu, desde que houvesse disponibilidade de vagas no Colégio Militar, que militares de carreira do Exército com mais de três anos de Guarnição solicitassem matrículas para seus dependentes), o CMBH tem atendido a todas as solicitações da família militar sem a necessidade de sorteio de vagas. O Colégio também oferece acesso ao público civil por meio de concursos realizados para a 6º Ano do ensino fundamental e 1º Ano do ensino médio. Devido ao prestígio que desfruta no seio da sociedade mineira, esses concursos costumam ser muito procurados e bastante disputados.

O Colégio ministra o ensino regular, no período matutino, para todas as séries. O período vespertino é destinado para as aulas de reforço, cursos preparatórios, atividades desportivas e atividades culturais, tais como teatro, dança, coral e banda. A Banda de Música do CMBH, que é um dos símbolos da Escola, tem seu reconhecimento musical comprovado pelas numerosas solicitações para que se apresente nas mais variadas atividades, o que faz sempre com grande brilho.

O CMBH conta ainda com a Sociedade Recreativa & Literária (SRL), grêmio estudantil bastante influente e participativo nas diversas atividades do Colégio.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Colégios Militares do Brasil
CMB CMBH CMC CMCG CMF CMM CMPA CMR CMRJ CMS