Colégio Militar de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sistema Colégio Militar do Brasil
Cmc.jpg
CMC
Colégio Militar de Curitiba
Lema "Pátria, Honra, Dever e Disciplina"
Fundação 1958, pelo General Henrique Teixeira Lott
Comandante Cel Ávila
Localização Praça Cons. Thomaz Coelho, 1 - Tarumã
Curitiba
Paraná
Página oficial www.cmc.ensino.eb.br
E-mail rp@cmc.ensino.eb.br/ ca@cmc.ensino.eb.br
CPM 1.jpg

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) é uma escola do Sistema Colégios Militares do Brasil, localizada no estado do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 1958, pelo então Ministro da Guerra, General Henrique Teixeira Lott e inaugurado oficialmente em 21 de abril de 1959. Entretanto, em 1988, para diminuir os seus gastos com atividades complementares e dirigir o orçamento à área militar, o Ministério do Exército desativou o Colégio Militar de Curitiba, juntamente com outros Colégios Militares do Brasil.

Em 30 de novembro de 1988, o CMC fechou suas portas. O acordo que foi estabelecido quando da fundação do Colégio, entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Guerra, determinava que as instalações do Colégio só poderiam ser utilizadas para fins educacionais, do contrário, seriam devolvidas ao doador, e em janeiro de 1989, o CMC passou às mãos do Estado do Paraná.

A interrupção do ensino, que abrangia um contingente de aproximadamente 500 alunos, somada à necessidade de se tranferirem os militares, professores e funcionários civis do CMC, causou grandes transtornos a todos. A inconformidade daí surgida levou pais, ex-alunos, professores e simpatizantes a entrarem com uma ação uma Ação Popular contra o fechamento do CMC, com o objetivo de reverter o quadro. Após anos de disputa e de abandono total do CMC, a reativação do Colégio tornou-se possível.

Cinco anos após a sua desativação, em 21 de abril de 1994, o Colégio Militar de Curitiba foi reaberto. O Governo Paranaense comprometeu-se a investir na reforma das instalações e completar o quadro de professores do CMC. Após a retomada de suas atividades, o CMC passou por inúmeras dificuldades, porém voltou a ser considerado uma instituição de ensino de destaque no estado do Paraná.

Colégios Militares do Brasil
CM Brasilia.png
Cmbh.jpg
Cmc.jpg
Cmcg.jpg
Cmf brasao.gif
Cmjf.jpg
Cmm.jpg
Cmpa.jpg
CM-Recife.jpg
Cm rj.gif
Cms.jpg
Cmsm.jpg
CMB CMBH CMC CMCG CMF CMJF CMM CMPA CMR CMRJ CMS CMSM
Ícone de esboço Este artigo sobre o Exército Brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.