Colégio Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colégio Nossa Senhora das Dores
C.N.S.D.
Lema In Simplicitate Laboro
Fundação 10 de Julho de 1893
Tipo de instituição Particular
Localização Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil
Diretor(a) Jean Beatriz Wermelinger
Cores Azul e branco
Página oficial www.cnsdfri.com.br
Colégio Nossa Senhora das Dores (Nova Friburgo) - RJ

Colégio Nossa Senhora das Dores é uma tradicional escola particular de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1893, é a segunda escola mais antiga do município, ficando atrás apenas do Colégio Anchieta, fundado em 1886.

História[editar | editar código-fonte]

As Irmãs de Santa Dorotéia chegaram a Nova Friburgo no rigor do inverno de 1893, com a alegria nova e o ânimo novo de quem inicia um caminho e inaugura uma missão. A ideia de criar uma escola surge por sugestão do Padre Yabar, reitor do Colégio Anchieta, visando suprir a carência na formação de moças (o Colégio Anchieta era uma instituição educacional apenas para garotos). Vinham de Recife com o firme propósito de fundar aqui uma escola. Alojaram-se numa casa alugada na praça hoje denominada Getúlio Vargas. Em 10 de Julho de 1893, tendo já sido redigido o programa do colégio , começaram a chegar as primeiras alunas. Desde o início o colégio funcionou como internato e externato e era exclusivamente feminino e católico.

O projeto das irmãs fundadoras foi aos poucos conquistando o povo friburguense e as populações dos municípios vizinhos. O número de alunas cresceu rapidamente e, em agosto de 1897, o colégio transferiu-se para um imóvel maior - antigo Hotel Central - que foi sendo ampliado e remodelado para responder aos desafios dos tempos em mudança.

Neste mesmo local, ampliado em 1936 e enriquecido em 1966 com um novo prédio, o colégio funciona até hoje, atendendo a crianças e jovens nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]