Colégio Salesiano de Salvador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Colégio Salesiano de São Salvador da Baia de Todos os Santos, conhecido popularmente como Salesiano Salvador, é um colégio privado de propriedade da Igreja Católica sediado na cidade de Salvador. O Colégio oferece da educação infantil até o ensino médio, contendo o material didático da Rede Salesiana.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Embora a sua fachada represente o estilo arquitetônico do início do século XX, a estrutura interna do Colégio foi gradativamente adaptada às exigências de cada época. Hoje, o Colégio Salesiano do Salvador, que atende da Educação Infantil à 3ª série do ensino Médio.

→ 50 salas de aula → 03 laboratórios de informática → 03 laboratórios de ciências → 05 salas de Audiovisual → 02 salas de Artes → 01 ginásio poliesportivo coberto → 01 quadra poliesportiva coberta → 03 quadras poliesportivas externas → 01 piscina semi olímpica → 01 parque infantil → 01 cantina → 01 biblioteca equipada multimídia → 01 auditório → 02 salões para eventos → 16 baterias de sanitários → 06 sanitários individuais → 05 salas de professores → 01 teatro

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 1900 por um padre soteropolitano com a construção da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, a padroeira do colégio. Nos próximos anos, era o colégio da elite de Salvador, pois era o único colégio de padres moderno para a época. Hoje, é direcionado pelo Padre Eliano Queiroz.

Transcorria o ano de 1892, quando o General Dr. José Leôncio de Medeiros, então presidente da Sociedade de São Vicente de Paula, empolgado pela leitura de um livro que noticiava o progresso surpreendente da Congregação Salesiana no mundo, lança para seus confrades a resolução que concebera de estabelecer em nossa cidade a Obra de Dom Bosco, idéia que foi de logo aceite e imediatamente começam os esforços para angariar meios para realização do sonho. Contando com membros importantes da sociedade, os recursos foram surgindo e se acumulando. A poetisa Amélia Rodrigues foi um braço forte assim como o Cons. Luiz Viana.

Em 1896, mais precisamente em 24 de maio, o Arcebispo da Bahia, Dom Jerônimo Tomé da Silva, publica uma carta pastoral conclamando seus diocesanos para a construção de um Colégio Salesiano, na cidade de São Salvador – Bahia.

No começo de 1897, chega à Bahia o primeiro Salesiano, o Padre Lourenço Giordano. Vem falar com o Arcebispo para se entender sobre a nova fundação. Em setembro do mesmo ano, o General Dr. José Leôncio de Medeiros, vai a Recife buscar o Pe. Giordano que deverá escolher o lugar. Ele percorre ruas e bairros, Nazaré foi o local escolhido. Efetuada a compra do terreno, inicia-se a construção do magnífico prédio.

Em 05 de novembro de 1899 o Pe. Luiz Della Valle toma posse do novo estabelecimento e em 11 de março de 1900 é inaugurado o Liceu Salesiano do Salvador cuja ata da sessão solene de inauguração é transcrita na íntegra, como consta nos originais.

Infantil, fundamental e médio[editar | editar código-fonte]

O Colégio Salesiano trabalha com Ensino Infantil (vai do Infantil I até Alfabetização), Fundamental I (trabalha da 1ª até a 4ª série), Fundamental II (trabalha da 5ª até a 8ª série) e Ensino Médio (que vai do 1º até o 3º ano).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]