Colégio Santa Cruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SC
Colégio Santa Cruz
Tipo Particular
Fundação 1952 (62 anos)
Localização São Paulo, São Paulo, Brasil
Bairro Alto de Pinheiros
Endereço Av. Arruda Botelho, 255
CEP 05466-000
Unidades Uma (a única existente atualmente)
Cursos oferecidos Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos/cursos técnicos
Orientação religiosa Católica
Diretor(a) Fábio Luiz Aidar Júnior
Vice-diretor(a) Cristine Conforti
Pessoas importantes Padre Charbonneau, Padre Corbeil, Prof. Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães
Docentes 280[1]
Alunos 3271[1]
Apelido Santa
Cores Azul e amarelo
Afiliações Congregação de Santa Cruz
Página oficial [1]
Contato (11) 3024-5199
Classificação
no Enem (2010)[2]

(com 44,4% de participação)

Grupo 3: 25 a 50% de participação.
714,14 pontos
1º (São Paulo)
2º (São Paulo)
6º (Brasil)

O Colégio foi fundado em 1952 por padres canadenses da Congregação de Santa Cruz. Os pilares do projeto educacional humanista do Colégio Santa Cruz são: domínio crítico do conhecimento; produção criativa e multicultural; consciência política; ação social.
Situado em terreno de 50 mil metros quadrados com extensa infraestrutura educacional, segurança e abundante área verde, o Colégio Santa Cruz proporciona uma formação humanista e multidimensional para desenvolver o ser humano em sua plenitude.
De 1952 a 1992, foi dirigido pelo Pe. Lionel Corbeil. De 1993 a 2010, pelo professor Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães. Atualmente, o Diretor Geral do Colégio Santa Cruz é o professor Fábio Luiz Marinho Aidar Jr.
O amplo projeto educacional do Colégio se vale de três princípios: a tradição e o saber humanista do passado; a dimensão tecnológica e global, que aponta para o futuro; e a interação contínua com as necessidades e expectativas presentes. O Colégio também oferece aos alunos uma grade de atividades extracurriculares como teatro, prática musical, treinamentos esportivos, palestras e debates, entre outras.
Para o Colégio Santa Cruz, a Educação é um ideal e um compromisso. O homem inteligente é um ser livre. E a criança, desde o começo de sua existência racional, deve aprender que o acesso à liberdade é legítimo. Mas o homem só pode ser livre se for responsável. A vida escolar deve permitir aprender essa lição indispensável. A liberdade responsável gera uma gradativa formação de padrões internos de conduta, de autodisciplina. Essa independência é fundamental para a busca de uma identidade pessoal, que permita ao jovem não apenas o autoconhecimento, mas, também, a capacidade de expressar sua subjetividade e expor com segurança suas opiniões, abrindo caminho para uma opção existencial consciente e plena.
Humanizar é principalmente permitir o desenvolvimento das potencialidades, para que, simultaneamente o homem tenha acesso à autorrealização e à cidadania, inscrevendo-se como membro consciente e dinâmico a serviço de sua sociedade e de seu país. Para que um ser humano atinja sua plenitude, integrando-se a uma comunidade e assumindo em consequência um papel social construtivo e crítico, deve haver uma formação moral que lhe proporcione a defesa de valores humanistas.
Cooperação, respeito, participação e alegria oferecem a compreensão das normas sociais e a consciência da importância de cada indivíduo na construção orgânica e harmônica do todo. Para o Colégio Santa Cruz, formar moralmente uma juventude é ensinar-lhe o compromisso com o outro, com sua comunidade, com sua nação. É apontar-lhe os princípios que inspiram o amor e a justiça.
O Colégio oferece cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No período noturno, dispõe de Educação de Jovens e Adultos e Cursos Técnicos amplamente subsidiados. Tem, em 2014, 3271 alunos e 280 professores.


Referências

  1. a b Instituição Colégio Santa Cruz. Página visitada em 2 de abril de 2014.
  2. Notas Médias do ENEM 2010 dos alunos concluintes do Ensino Médio Regular por Escola Inep (12 de setembro de 2011).
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.