Colégio Vértice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Colégio Vértice é um colégio da cidade de São Paulo, no Brasil, fundado em 1976.1 Tornou-se nacionalmente conhecido em 2006 por ter conseguido a melhor colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de todo o estado, e a quinta melhor nota nacional, com 78,60 pontos. Obteve a 1ª colocação quatro vezes consecutivas no ENEM na cidade de São Paulo dos anos de 2006 a 2009. Em 2008 conseguiu a segunda melhor colocação no ENEM de todo o estado, ficando atrás somente do Colégio Juarez Wanderley, e a décima melhor nota nacional. O colégio também obteve a melhor nota nacional deste teste em 2009.


Notas[editar | editar código-fonte]

O Colégio Vértice adota o sistema bimestral de ensino, sendo que cada bimestre apresenta um determinado peso. O Primeiro Bimestre, peso 1, o Segundo, peso 2, o Terceiro, peso 3, e o Quarto, peso 4. A nota bimestral é composta pela nota qualitativa ( 50%) , e quantitativa (50%). A Nota Quantitativa é a atribuída objetivamente ao aluno a partir de Verificações de Aprendizagem (V.A.) que representam 15% da média quantitiva e provas bimestrais. As V.A. antigamente ocorriam em dia marcado, porém atualmente são realizadas como provas surpresas A Noto Qualitativa é atribuída subjetivamente ao aluno, a partir da análise do professor sobre o desempenho em sala de aula. Contudo a nota quantitativa pode interferir na nota qualitativa, como ocorre na disciplina de história no Ensino Médio, em que as notas de V.A.s representam também 15% da média qualitativa.

Livro e livros didaticos[editar | editar código-fonte]

O livro normal desse ano é o conjunto de apostilas FDT, que contém de 4 a 8 apostilas de cada matéria a serem utilizadas durante todo o ano letivo. Além das apostilas, são utilizados livros extras de leitura e apresentações de slides e de vídeo durante as aulas, complementando os estudos.

Ações culturais e comunitárias[editar | editar código-fonte]

Vértice Espaço Cultural (Festival do Campo Belo)[editar | editar código-fonte]

O Colégio Vértice prepara uma série de eventos culturais no bairro paulistano do Campo Belo. Vernissages, exposições, peças teatrais e música fazem parte da agenda do Vértice Espaço Cultural 1 . Em abril de 2006, foi aberta uma nova temporada de concertos, com o lançamento do projeto Novos Talentos e a participação de grandes artistas representantes de diversos gêneros musicais. Do erudito ao popular, do clássico ao contemporâneo, a platéia faz uma viagem pelos mais variados ritmos e sons produzidos em nosso país.

Campanha de Páscoa[editar | editar código-fonte]

Entre os programas comunitários que o colégio realiza, um dos mais atuantes é a Campanha de Páscoa. Ela consiste em fazer uma gincana em todas as turmas para ver qual turma arrecada mais ovos para creches e orfanatos 1 .

No ano de 2006, a campanha bateu um recorde, com a arrecadação de mais de 2.500 ovos, totalizando cerca de 400Kg de chocolate.

Dentro de uma disputa saudável, todos os alunos participaram de uma gincana para ver qual classe arrecadaria mais ovos. E os grande vencedores foram os alunos do Alfa I e da 8ª série B. Os primeiros levaram como prêmio um recreio com cachorro-quente, refrigerante e sorvete, tudo grátis. Já os mais velhos ganharam um Kit Cinemark com ingresso, pipoca e refrigerante para assistir qualquer filme.

Referências

  1. a b c Sítio oficial do Colégio Vértice, http://www.colegiovertice.com.br/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.