Colégio dos Jesuítas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


JHS
Colégio dos Jesuítas
Lema Fides et scientia
Localização Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Bairro São Mateus
Endereço Avenida Presidente Itamar Franco
Orientação religiosa Catolicismo

O Colégio dos Jesuítas é um educandário católico pertencente à Companhia de Jesus, localizado no bairro de São Mateus, Juiz de Fora, MG, Brasil. É um colégio tradicional na cidade, e segundo pesquisa divulgada em seu site, é a escola do segmento privado mais lembrada em Juiz de Fora.

História[editar | editar código-fonte]

Na primeira metade do século XX, a fundação de uma escola da Companhia de Jesus em Juiz de Fora era o desejo de muitas famílias, que se mobilizaram em torno da aquisição da "Chácara das Palmeiras", entregue aos jesuítas em 1945 e que se tornaria, onze anos depois, a primeira sede do "Colégio Nossa Senhora Imaculada", o colégio dos jesuítas na cidade.

As aulas começaram no dia 5 de março de 1956. Em seus primeiros anos o colégio funcionava em um casarão na Av. Rio Branco. em 1959 começaram as obras das novas instalações do Colégio no endereço que permanece até hoje; no ano seguinte foram concluídas as obras.

Em 1967, já denominado "Colégio dos Jesuítas", dos 700 alunos matriculados, apenas 6 eram mulheres. E, sendo a primeira vez em que meninas eram aceitas na instituição, o "Jesuítas" tornou-se o pioneiro das escolas mistas da Ordem Religiosa em todo o mundo.[1]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Parte interna - é dividida em 3 quartéis (quartel é o nome que se dá a cada uma das partes em que se divide um escudo):

  • 1º quartel: em vermelho, o monograma JHS ou IHS, que representa as três primeiras letras do nome de Jesus em latim (Jesus - ou Iesus - Hominium Salvator; em português, "Jesus Salvador dos Homens"). Tradicionalmente, costuma-se acrescentar uma pequena cruz sobre as letras. Este monograma foi usado pelos jesuítas desde Santo Inácio, como símbolo de sua vida centrada em Jesus. Portanto, é como se este primeiro quartel dissesse: "este colégio é dos Jesuítas";
  • 2º quartel: em azul, à direita, este quartel representa o "Cruzeiro do Sul". É como se dissesse: "este colégio dos Jesuítas está no Brasil";
  • 3º quartel: na parte inferior, sobre fundo verde, que significa esperança, encontra-se um lírio - flor que simboliza a pureza e também a "Imaculada Conceição de Nossa Senhora", padroeira e protetora do Colégio.

Parte externa - é dividida em superior e inferior:

  • Superior: representa as colunas tríplices em que se funda o edifício do colégio - são duas colunas inclinadas e uma vertical, que se unem na base em uma só coluna. Este desenho foi acrescentado ao escudo original do Colégio por Pe. Cabada, com a aprovação da diretoria, na década de 70;
  • Inferior: nesta parte, há uma frase em latim - FIDES ET SCIENTIA - que, em Português, significa "Fé e Ciência", lembrando que, em torno dessas duas idéias, é que gira a formação jesuítica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]