Colaptes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaColaptes
Colaptes auratus

Colaptes auratus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Género: Colaptes
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Colaptes

Colaptes é um género de pica-paus, típicos do Novo Mundo. O grupo incluia tradicionalmente 9 espécies, 3 das quais com ocorrência no Brasil; no entanto, atualmente 13 espécies estão classificadas neste género. A etimologia da palavra é do verbo grego colapt, que significa bicar.

Os pica-paus Colaptes são aves de médio porte, com cerca de 23 a 30 cm de comprimento. Todas as espécies apresentam uma plumagem em combinação de tons de cinza, amarelado e verde-azeitona barrada na maioria do corpo, frequentemente ponteada de cinza na barriga e peito. A cabeça tem uma coroa cinzenta ou preta, na maioria das espécies vermelha na metade posterior. Os machos distinguem-se das fêmeas pelas bochechas vermelhas.

De todos os pica-paus americanos, os pertencentes ao género Colaptes são os que habitam zonas mais abertas, podendo ser encontrados em bosques abertos, ou mesmo áreas de estepe ou altiplano, sem árvores. Outra característica distintiva é que, com frequência, procuram alimento ao nível do solo.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Woodpeckers (em Inglês). IOC World Bird List. Gill, F & D Donsker (Eds). (15 de abril de 2014). Página visitada em 8 de maio de 2014.