Cold open

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O chamado cold open (literalmente "abertura fria", em inglês), também conhecido como teaser, em programas de televisão ou filmes, é a técnica cinematográfica que consiste em saltar diretamente ao começo de uma história, no início ou abertura de um programa, antes que mesmo que os créditos ou a seqüência de abertura sejam mostrados. Na televisão isto costuma ser feito com base na teoria que diz que envolver o espectador com a trama o mais rapidamente possível reduz a possibilidade de que ele perca o interesse e mude o canal. Um exemplo bem conhecido é o teaser pré-créditos iniciais que ocorre em todos os filmes de James Bond desde From Russia With Love.

Programas que transmitem alguma forma de título antes de iniciar a história para só então começar uma seqüência formal da abertura são também considerados cold opens.

Cinematograficamente, o cold open pode durar desde menos de um minuto a até mesmo dez minutos, porém em circunstâncias raras pode até ser mais longo: em filmes como Eternal Sunshine of the Spotless Mind e Leaving Las Vegas, o título só é mostrado aos 18 e 15 minutos, respectivamente. Alguns filmes, como The Departed, só mostram os créditos com mais de trinta minutos decorridos do filme.

Ver também[editar | editar código-fonte]