Coleções Estatais de Antiguidades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A sede das Coleções Estatais.

As Coleções Estatais de Antigüidades (Staatliche Antikensammlungen) são um museu localizado em Munique, na Alemanha, e dedicado à preservação de um acervo de obras da Antigüidade clássica.

O prédio, em estilo neoclássico, foi construído dentro do complexo Kunstareal, oposto ao edifício da Gliptoteca de Munique, cuja coleção é complementar. Foi encomendado pelo rei Ludwig I da Baviera, e inaugurado em 1848, sendo o arquiteto Georg Friedrich Ziebland. Entre 1869 e 1872 o prédio também foi a sede do Antiquarium real, e a partir de 1912 abrigou também a Nova Galeria Estatal. Severamente danificado na II Guerra Mundial, o prédio foi restaurado e reorganizado a partir de 1960 para receber a coleção de antigüidades clássicas.

As coleções[editar | editar código-fonte]

O acervo foi formado basicamente a partir da coleção de vasos áticos do rei Ludwig I, adquirida em 1831 pelo seu agente Martin von Wagner em escavações em Vulci, na Itália, da coleção de antigüidades de Lucien Bonaparte, adquirida por Friedrich von Thiersch, e da coleção de Caroline Bonaparte, com ourivesaria antiga, bronzes etruscos e terracotas da Magna Grécia.

Depois da morte do rei o acervo foi fundido com a coleção de antigüidades de Wittelsbach, criada pelo duque Alberto V da Baviera, e posteriormente novas aquisições ampliaram a coleção, complementadas por doações significativas das quais foram importantes a de Paul Arndt (1908), James Loeb (1933) e Hans von Schoen (1964). Na II Guerra boa parte da coleção de vasos etruscos se perdeu no bombardeio do prédio da Nova Pinacoteca (Neue Pinakothek), onde estavam armazenados.

A coleção de vasos gregos, desde o período geométrico até o helenismo, é renomada internacionalmente, sendo comparada às maiores do gênero em todo o mundo, como a do Museu Britânico e a do Louvre, exibindo peças de ceramistas-pintores célebres como o Amasis, Exéquias, Arquicles, Glauquites, Andócides, Cleofão, Fíntias, Eufrônio, o Pintor de Berlim e vários outros. Existe também grande número de itens cicládicos e micênicos, e magníficas peças de joalheria, vidro e estatuária.

Galeria de obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Coleções Estatais de Antiguidades

Ligações externas[editar | editar código-fonte]