Colin Middleton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Colin Middleton (Belfast, 29 de janeiro de 191023 de dezembro de 1983) foi um pintor do Reino Unido (irlanda), conhecido como o mais eclético da Irlanda modernista.

A sua obra varia diversas vezes de movimentos artísticos, tendo o artista optado maioritariamente pelo Cubismo, Surrealismo e Expressionismo. Este facto explica-se, sendo que, tal como Picasso, por exemplo, Middleton sempre procurou o "movimento perfeito", ou seja, o movimento artístico com que mais se identificasse.

Trabalhou para uma família burguesa que possuía vários campos de damascos, campos estes geridos por Middleton. Trabalhou aqui até 1947, ano em que foi convidado a leccionar Desenho e Pintura numa universidade de Belas-Artes.

Durante toda a sua vida dispôs de uma fértil e rica imaginação. Tal é visível nas suas obras surrealistas, por exemplo. Destas é de destaque A noiva, um óleo sobre tela datado de 1938, leiloada na Christie's em 2006.

Hoje em dia, diversas obras suas, sobretudo pinturas e desenhos, encontram-se pertencentes à grande colecção de arte irlandesa de George e Maura McClelland, os quais foram grandes amigos e agentes do pintor.