Colloquy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colloquy
Colloquy
Colloquy.png

Colloquy 2.1 rodando no MAC OS X 10.5.1
Desenvolvedor Timothy (xenon)[1]
Lançamento 2004
Versão estável 2.3 (4617)[2] (21 de agosto de 2009; há 260 semanas e 5 dias)
Sistema operacional Mac OS X, e iPhone OS
Gênero(s) Cliente de IRC
Licença GPL
Página oficial Colloquy.info

Colloquy é um cliente da plataforma MAC OS X para protocolos IRC, SILC, ICB e XMPP[3] . No passado o Colloquy utilizava o mesmo núcleo do software Irssi para processamento do protocolo IRC, porém atualmente é utilizado um núcleo próprio, desenvolvido pela comunidade de desenvolvedores do Colloquy[4] . A interface do Colloquy segue as Human Interface Guidelines da Apple Inc. em conjunto com o suporte aos tradicionais controles em linha de comando do IRC como /nick e /join.

Um app oficial para a plataforma iOS foi disponibilizado[5] . O app apresnta suporte para todos os comandos IRC, um navegador integrado, Push Notifications e outras funcionalidades.

Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

Colloquy oferece suporte a diferentes modificações de texto. Um dos exemplos de manipulação de texto suportadas pelo Colloquy é o uso de cores, como no mIRC; as cores primárias são: branco, preto, azul marinho, verde floresta vermelho, marrom, púrpura, laranja, amarelo, verde, verde azulado, ciano, azul, magenta, cinza e cinza claro.

Colloquy oferece suporte a linguagens de script como AppleScript[6] , F-Script, JavaScript, Objective-C e Python.

Plugins e customização[editar | editar código-fonte]

Colloquy é baseado na engine WebKit da apple e suporta customização da visualização de mensagens por meio de “styles”, utilizando uma combinação de XSLT, HTML, CSS e JavaScript. Essas customizações atuam como temas, alterando a maneira com a qual o aplicativo mostra as sessões de chat. O software também oferece suporte a uma imensa gama de plugins que habilitam a customização do aplicativo e a integração com outras funcionalidades do ambiente Mac OS X.

O plugin Web Interface permite monitorar a conexão IRC do Colloquy desktop através do navegador Safari de um iPhone ou qualquer navegador web[7] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Timothy Hatcher. Colloquy Trac wiki.
  2. Última verão estável. Colloquy downloads.
  3. timothy. Ticket #454. colloquy.info.
  4. Semelhanças entre Colloquy e Irssi. Colloquy FAQ.
  5. Página oficial da versão mobile do Colloquy
  6. Piccard, Paul L.; Sachs, Marcus H.. Securing IM and P2P applications for the enterprise. [S.l.]: Syngress, 2006. p. 430. ISBN 1597490172
  7. Stolarz, Damien; Jurick, David; Stolarz, Adam. IPhone Hacks: Pushing the IPhone and IPod Touch Beyond Their Limits. [S.l.]: O'Reilly Media, Inc., 2009. p. 84. ISBN 0596516649

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.